Grandes quantias em dinheiro vivo foram apreendidas pela Polícia Federal nesta quinta-feira, 10, na Operação Copia e Cola, que mira o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), por suspeita de desviar recursos da Saúde.
Os maços de dinheiro estavam em cofres e em caixas de papelão lacradas. Apenas nas caixas, havia R$ 863.854,00. O dinheiro encontrado nos cofres ainda não foi contabilizado.
As caixas estavam no carro de um dos investigados, ligado à uma entidade religiosa, na capital paulista. Ele é apontado como operador financeiro do suposto esquema e, segundo a investigação, fazia movimentações financeiras e pagamentos de contas de outras investigados.
Veja o momento em que os federais encontram o dinheiro em caixas:
A Justiça autorizou o sequestro de bens dos investigados até o limite de R$ 20 milhões.
A defesa do prefeito:
Os advogados do Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, reeleito com aprovação recorde da cidade, explicitam que causou surpresa, para não se dizer, desde logo, algo mais incisivo, a busca e apreensão, desnecessária e abusiva, ocorrida nesta manhã. Os supostos fatos investigados são de 2021 e, no pouco que a defesa obteve acesso, não existe qualquer elemento, mínimo que fosse, que pudesse relacionar o prefeito a atos ilícitos. A Polícia Federal tenta proceder a ilegal “pesca probatória” para investigar a pessoa, o que é vedado por nossa legislação. A defesa vê tal ato com enorme preocupação, justamente porque não se pode permitir que se faça uso político de nossa força policial, induzindo o Poder Judiciário em erro.
Daniel Leon Bialski, Bruno Garcia Borragine, André Mendonça Bialski, Flávia Maria Ebaid e Júlia Zonzini
COM A PALAVRA, A PREFEITURA DE SOROCABA
A investigação da Polícia Federal envolvendo uma OS (Organização Social) acontece em 13 cidades, tais como São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, entre outras, sendo Sorocaba uma delas. Nesse sentido, está havendo plena colaboração com as autoridades, para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos, o mais brevemente possível.
Vale destacar que a operação acontece em um momento de grande projeção da cidade e do nome do prefeito Rodrigo Manga no cenário nacional, inclusive pontuando com destaque em pesquisas para governador do Estado de São Paulo e presidente do Brasil. Não é a primeira vez na história que vemos “forças ocultas” se levantarem contra representantes que se projetam como uma alternativa ao sistema e dão voz ao povo.
Recentemente, por exemplo, Rodrigo Manga entrou em embates contra o aumento de impostos de alimentos básicos, combustíveis e remédios, bem como a criação de novos pedágios.
Com informações do jornal Estado de São Paulo, Estadão
Fonte: https://agendadopoder.com.br/pf-acha-r-863-mil-em-caixas-de-papelao-em-operacao-sobre-prefeito-de-sorocaba-veja-o-video/