PF prende ex-diretor da Petrobras condenado em mais de 12 processos da Lava Jato

Renato Duque estava foragido desde julho.

<!–

–>

A Polícia Federal capturou, na manhã deste sábado (17), o ex-diretor de serviços da Petrobras, Renato Duque, que estava foragido. Ele foi localizado em Volta Redonda, no sul fluminense.

Duque, que acumula uma condenação de 39 anos de prisão, já havia sido procurado em Curitiba e possuía um endereço registrado no Rio de Janeiro, conforme informado à Justiça.

A prisão ocorreu após investigações do Núcleo de Capturas da PF no Rio de Janeiro, que rastrearam o paradeiro do ex-diretor. Ele foi detido em sua residência no bairro Niterói.

buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})

O mandado de prisão foi expedido pela Justiça Federal de Curitiba em 18 de julho, mas, desde então, ele permanecia desaparecido.

Após o cumprimento dos trâmites legais, a Polícia Federal informou que o ex-diretor foi conduzido ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A condenação de Renato Duque se deu pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato. A primeira das condenações ocorreu em 2015, durante a 10ª fase da Operação Lava Jato. Na época, o então juiz Sergio Moro apontou o envolvimento de Duque em um esquema de propinas direcionadas a funcionários da Petrobras, com parte dos recursos sendo usada para financiar campanhas políticas.

Menos de um ano depois, Duque recebeu outra sentença, desta vez de 20 anos, 3 meses e 10 dias de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação foi proferida durante a 14ª fase da Lava Jato, determinando o cumprimento inicial em regime fechado.

Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/lsf-brasil/pf-prende-ex-diretor-da-petrobras-condenado-em-mais-de-12-processos-da-lava-jato