PL de Bolsonaro registra mais que o dobro de novos filiados do que o PT de Lula desde a eleição de 2022

O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, lidera o crescimento de filiações partidárias no Brasil desde a eleição de 2022, de acordo com dados da Justiça Eleitoral divulgados pelo Poder360. A legenda registrou 137,3 mil novos filiados no período, atingindo a marca de 899,6 mil integrantes formais até março de 2025 — último mês com números disponíveis.

Enquanto isso, o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aparece apenas em quinto lugar no ranking de crescimento, com 60.345 novos filiados, somando um total de 1,7 milhão de registros. Embora ainda mantenha uma base maior que a do PL em números absolutos, o ritmo de expansão da legenda petista foi bem inferior ao de seus adversários diretos.

Segundo o levantamento, os partidos que mais cresceram após o PL foram o Republicanos (+72.679), o PSOL (+66.237) e o PSD (+63.795). Já a maior perda foi registrada pelo PRD — legenda criada em 2023 a partir da fusão entre o PTB e o Patriota —, que reduziu sua base em 64.686 filiados durante o processo de transição e recadastramento.

Os dados oficiais da Justiça Eleitoral contrastam com informações divulgadas pelos próprios partidos. O PT, por exemplo, alega ter quase 3 milhões de filiados em sua base interna, número que não corresponde às estatísticas registradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

MDB ainda é o maior em filiados

Apesar do avanço do PL, o MDB segue como o partido com o maior número de filiados no país: são 2,1 milhões de registros. Em seguida vêm o próprio PT, com 1,7 milhão, e outras legendas tradicionais como PRD, PP, PSDB, PDT e União Brasil — todos com mais de 1 milhão de filiados cada.

Na outra ponta, o PCO (Partido da Causa Operária) é o que conta com o menor número de filiados registrados, apenas 7.020.

Especialistas apontam que o histórico de antigas mobilizações e a dificuldade de atualização dos cadastros explicam por que partidos fundados há mais tempo ainda concentram grandes volumes de filiações. Muitos registros permanecem ativos no sistema eleitoral há mais de uma década.

Em casos de fusões ou incorporações partidárias, como ocorreu com o PRD, as filiações são automaticamente transferidas para a nova sigla.

Perfil dos filiados

A análise por tempo de filiação mostra que a maioria dos petistas (77,5%) está registrada no partido há mais de 10 anos. No PL, esse percentual é de 62,1%.

Em relação ao perfil demográfico, a maioria dos filiados tanto do PT quanto do PL tem menos de 60 anos — 64,4% e 63,1%, respectivamente. Já a participação masculina é mais expressiva no PL (55,7%) do que no PT (52,8%).

Fonte: https://agendadopoder.com.br/pl-de-bolsonaro-registra-mais-que-o-dobro-de-novos-filiados-do-que-o-pt-de-lula-desde-a-eleicao-de-2022/