Um protesto de indígenas, organizado pelo Acampamento Terra Livre, acabou com bombas de gás de efeito moral depois que manifestantes e policiais legislativos entraram em conflito. De acordo com a assessoria da Câmara dos Deputados, cerca de mil indígenas romperam a linha de defesa da Polícia Militar do Distrito Federal, derrubaram os gradis e invadiram o gramado do Congresso Nacional.
“As Polícias Legislativas Federais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal usaram agentes químicos para conter a invasão e impedir a entrada no Palácio do Congresso”, afirma a nota divulgada pela Câmara.
Segundo a administração da Casa, o acordo com o movimento indígena, que reúne lideranças de diferentes etnias do país, era que os cerca de 5 mil manifestantes chegassem apenas até a Avenida José Sarney, anterior à Avenida das Bandeiras, que fica próxima ao gramado do Congresso. Mas, parte dos indígenas resolveu avançar o limite.
A deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) estava no protesto e respirou fumaça do gás lacrimogênio. Ela foi atendida por médicos da Câmara.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/policia-legislativa-usa-bombas-de-gas-para-dispersar-indigenas-que-protestavam-em-frente-ao-congresso/