Deputado superou crise interna no PL e se mantém na disputa
<!–
–>
O deputado Alexandre Ramagem cravou, nesta segunda-feira (22), sua pré-candidatura pelo Partido Liberal (PL) à prefeitura do Rio de Janeiro. A convenção, no entanto, foi marcada pela ausência notável do ex-presidente Jair Bolsonaro, que preferiu promover Ramagem antecipadamente em eventos públicos pela capital fluminense na semana passada.
A candidatura de Ramagem quase naufragou após a divulgação de um àudio gravado por ele durante reunião com Bolsonaro, o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, e dois advogados da família do ex-presidente. A gravação lançou suspeitas sobre o uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para proteger os filhos do ex-presidente e espionar adversários políticos, jornalistas e magistrados entre 2019 e 2022. A Polícia Federal investiga o caso. Apesar da ‘torta de climão’ e do mal estar entre apoiadores de Bolsonaro, o deputado sustentou que a gravação foi feita com a autorização de Bolsonaro e o PL manteve seu nome na disputa.
Mesmo com as investigações em curso, Bolsonaro manteve o apoio a Ramagem, resistindo até mesmo às pressões internas do PL do Rio de Janiero, que cogitaram a substituição do candidato pelo deputado federal e ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Na última quinta-feira (18), durante um evento na Barra da Tijuca, Bolsonaro afirmou que Ramagem “começa a pagar o preço alto pela sua ousadia de querer pensar, sonhar e administrar uma cidade com respeito, com honradez e com orgulho.”
buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})
Em entrevista coletiva, o deputado se defendeu das acusações: “elegeram a mim como alvo de investigações sem ter conduta criminosa alguma. Infelizmente, é muito ruim para nós que há essa perseguição. Por outro lado, eu vejo que o carioca está notando essa perseguição”, disse.
Com a confirmação da candidatura, o próximo passo é definir o vice na chapa. Caso o PL opte por uma solução interna, os principais nomes na disputa são a deputada estadual Índia Armelau e a deputada federal Chris Tonietto. No entanto, há também a possibilidade de o MDB fortalecer a composição, indicando a ex-deputada estadual Rosane Felix como vice de Ramagem.
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/lsf-brasil/ramagem-desponta-como-pre-candidato-a-prefeitura-do-rio-mas-sem-a-presenca-de-bolsonaro-na-convencao-do-pl