A Polícia Federal (PF) concluiu que existem evidências que indicam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava ciente dos planos golpistas elaborados por um grupo de conspiradores, cujo objetivo era assassinar figuras como o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, além de capturar o ministro.
De acordo com o relatório final da PF, as investigações revelaram informações que mostram que os planos, conhecidos como “Punhal Verde e Amarelo” e “Copa 2022”, eram reportados diretamente a Bolsonaro, ou por intermédio de seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, informa <a href="http://<!– wp:paragraph –> <p>De acordo com o relatório final da PF, as investigações revelaram informações que mostram que os planos, conhecidos como "Punhal Verde e Amarelo" e "Copa 2022", eram reportados diretamente a Bolsonaro, ou por intermédio de seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, informa Bela Megale, em O Globo.</p> Bela Megale, em O Globo.
Entre os elementos que sustentam essa conclusão estão registros de entrada e saída de visitantes no Palácio do Alvorada, conversas entre membros do círculo próximo ao ex-presidente e a análise de localização dos envolvidos, obtida por meio de antenas de celular, além de endereços e datas de reuniões.
General preso por participar de golpe estava no Alvorada
O documento destaca a visita do general da reserva Mário Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência, ao Palácio do Alvorada em 9 de novembro de 2022. Fernandes foi um dos responsáveis pela elaboração do plano de golpe, que incluía o assassinato de Lula, Alckmin e Moraes. A PF aponta que, naquela data, Bolsonaro estava no Palácio, o que indica sua possível ciência sobre os detalhes do projeto.
Esses elementos formam parte das evidências reunidas pela PF para embasar as investigações e sugerem que Bolsonaro não apenas teve conhecimento dos planos, mas também esteve envolvido no processo de articulação.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/relatorio-da-pf-indica-que-bolsonaro-estava-ciente-de-plano-golpista-para-matar-lula-e-capturar-moraes/