RS encerra vistorias em granjas sem encontrar vestígios do Newcastle

Segundo nota da Seapi, as equipes farão novas visitas a granjas comerciais

<!–

–>

Equipes técnicas da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul, não encontraram vestígios do vírus de Newcastle em granjas da região.

As equipes que atuam na contenção da doença concluíram as visitas a propriedades com criações avícolas no raio de 10 quilômetros de onde o caso foi confirmado, em Anta Gorda (RS).

Segundo nota da Seapi, as equipes farão novas visitas a granjas comerciais.

buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})

“Restam apenas revisitas das granjas comerciais, nos intervalos de três e sete dias, nas zonas de perifoco e de vigilância. Estamos fazendo ainda uma nova auditoria de biosseguridade de todas as granjas no raio de dez quilômetros, o que é um adicional, não está incluído no Plano de Contingência”, destaca o o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Francisco Lopes.

Barreiras reduzidas

A ausência de vestígios da doença permitiu a redução das barreiras sanitárias: das oito iniciais, agora há três em operação.

Os barreiristas realizam a desinfecção de veículos e monitoram o movimento de animais, camas aviárias, esterco e outros produtos que possam transportar o vírus responsável pela doença.

A previsão é que as barreiras sanitárias restantes permaneçam em operação até a próxima quinta-feira (1º de agosto).

 

 

Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e01-brasil/rs-encerra-vistorias-em-granjas-sem-encontrar-vestigios-do-newcastle