Servidores de agências reguladoras anunciam paralisação

Servidores de 11 agências reguladoras vão entrar por 48 horas durante os dias 31 de julho e 1 de agosto

<!–

–>

Servidores de 11 agências reguladoras vão entrar por 48 horas durante os dias 31 de julho e 1 de agosto. A paralização foi aprovada na última segunda-feira (22) com “99% de rejeição” da proposta apresentada durante a quarta rodada de negociações com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

“Na quarta reunião da mesa de regulação, o governo apresentou proposta que nem sequer cobre as perdas inflacionárias registradas nos últimos anos”, diz o Sinagências mostrando que o IPCA, acumulou alta de 45,34% entre os anos de 2017 e 2024.

Segundo o sindicato, o governo ofereceu um aumento de até 21,4% para os cargos de carreira e de 13,4% para o Plano Especial de Cargos (PEC), que seriam divididos em duas parcelas a serem pagas em janeiro de 2025 e abril de 2026.

A paralização dos servidores irá interromper prestação de serviços como controle e fiscalização de portos, aeroportos, abastecimento de energia elétrica e água. “Bem como demais serviços regulados e fiscalizados pelas agências reguladoras, cuja área de abrangência perpassa 60% do Produto Interno Bruto (PIB)”, segundo o Sindicato Nacinoal dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências).

Com estas medidas anunciadas o Sinagências espera que o MGI apresente uma proposta melhor, “Com as medidas anunciadas, o sindicato espera que MGI apresente uma nova proposta que contemple as pautas apresentadas e que possibilite a correção de distorções perante outras categorias do funcionalismo, que têm salários mais atrativos para desempenhar funções semelhantes.”

Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e05-brasil/servidores-de-agencias-reguladoras-anunciam-paralisacao