Servidores do Inmet anunciam greve e falam em situação precária do órgão

Os servidores solicitam uma reunião emergencial com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro

<!–

–>

Servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciaram que o órgão vai entrar de greve a partir da próxima segunda-feira (15).

Os servidores alegam que o Inmet está em situação precária e que falta pessoal para trabalho pois houve “demissões de quadro operacional em meio à crise climática”.

O instituto é o órgão responsável pela previsão e monitoramento do tempo e emissão de avisos de meteorológicos especiais para todo o país. O Inmet é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})

O anúncio da greve foi divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo (Sindesf-SP).

Na nota compartilhada, foi destacado que o órgão vem perdendo orçamento, ano após ano, desde que perdeu autonomia como instituição.

“O Inmet é vinculado ao MAPA e vem perdendo orçamento, ano após ano, desde que perdeu autonomia como instituição, quando deixou de responder diretamente ao Gabinete do Ministro e passou a ser subordinado às secretarias. Atualmente, responde à Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), que parece não entender o papel e a importância do INMET como serviço oficial de meteorologia do Brasil, por vezes enfraquecendo o órgão, puxando para si cargos e trabalhadores terceirizados”, diz trecho da nota.

Os servidores solicitam ainda uma reunião emergencial com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sobre os seguintes temas:

  1. A urgente manutenção e ampliação da equipe técnica e demais funcionários terceirizados; 
  2. A recuperação da autonomia administrativa, com um orçamento condizente com a missão institucional;
  3. O enquadramento dos atuais servidores no plano das carreiras da área de Ciência e Tecnologia;
  4. A criação de uma comissão do corpo técnico do Inmet, indicada pelos meteorologistas, para participação na reestruturação do instituto.
  5. Caso esteja em andamento algum projeto/programa de reestruturação do Inmet, solicitar a inclusão, nas discussões/elaboração de propostas, de profissionais do instituto.

 

 

Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/servidores-do-inmet-anunciam-greve-e-falam-em-situacao-precaria