Integrantes da cúpula do PL não escondem a irritação da postura adotada pelos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do Paraná, Ratinho Júnior(PSD) sobre a denúncia contra Jair Bolsonaro. O documento que acusa o ex-presidente de liderar uma tentativa de golpe de Estado foi apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na noite de terça-feira.
Os governadores de direita optaram por manter o silêncio sobre as acusações que pesam sobre o capitão reformado. O comportamento foi diferente daquele adotado pelo pupilo de Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas(Republicanos), que saiu em defesa do ex-presidente.
No PL, a crítica central foi a de que Zema e Ratinho Júnior tentam se cacifar como opções da direita para as eleições de 2026 com o apoio de Bolsonaro, mas não querem comprar o desgaste de defendê-lo. No partido há a avaliação de que ambos também buscam evitar entrar em rota de colisão com o Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta manhã, Tarcísio de Freitas foi disse nas redes sociais que Bolsonaro “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do estado democrático de direito”, ignorando todas as provas trazidas pela Polícia Federal e destacadas pela PGR na denúncia do caso do golpe.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/silencio-de-zema-e-ratinho-jr-sobre-denuncia-contra-bolsonaro-irrita-cupula-do-pl/