Styvenson revela trama contra castração química de criminosos sexuais

Líderes estariam agindo para evitar votação.

<!–

–>

Autor do projeto de Lei que prevê a castração química de criminosos sexuais, o senador Styvenson Valetim (Podemos-RN) disse ao Diário do Poder que a matéria deve ser votada nesta quarta-feira (22), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O parlamentar considera que o previsível avanço na tramitação da matéria se deve ao trabalho do presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (União-AP), já que outros parlamentares teriam ‘constrangimento’ sobre a matéria.

“Já foi lido na CCJ e já foi afastado a ideia de audiência pública e de tramitar em outras comissões. Até o pedido de vistas foi solicitado com aparecia de constrangimentos por parte do senador Ewerton. Tem resistência, mas nunca será pública e sim de bastidores, é velada”, afirmou.

Ele detalha a maneira como parlamentares contrários ao projeto articularam, até o dia de hoje, o adiamento da votação no colegiado mais conservador da Casa Alta do Congresso Nacional. “O presidente da CCJ entendeu o valor do projeto para sociedade e mesmo com pedidos contrários ele  fez [a leitura do projeto]. Então sou grato a ele por seguir pautando toda semana mesmo com pedida de vista, falta de números mínimo de senadores para votar, pedidos de líderes para retirar de pauta”. 

buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})

No entorno da CCJ, interlocutores afirmam que as pressões nos bastidores pelo adiamento da pauta, partem dos líderes do Senado, Randolfe Rodriges (Sem Partido) e Jaques Wagner (PT-BA). Apesar da articulação contrária, com o apoio de Alcolumbre, o senador tem expectativa para a votação. “Acredito que caminharemos essa semana para aprovar o pl e enviá-lo para Câmara. Lá será uma outra luta”. 

O Senador avisa: “Quem se opor ao projeto terá que justificar para população o porque de não aceitar esse pl que detém criminosos sexuais”. E arremata: “não entendo a dificuldade de entender e aceitar uma legislação que já se mostrou eficiente no combate a crimes sexuais em diversos países”. 

Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/styvenson-revela-trama-contra-castracao-quimica-de-criminosos-sexuais