TSE determina 5 dias para PF concluir investigação contra Bolsonaro por ataque às urnas

O processo administrativo tramita há três anos e PF tem cinco dias para apresentar relátório

<!–

–>

A Polícia Federal (PF) tem o prazo de cinco dias para concluir um inquérito administrativo aberto em agosto de 2021, para apurar declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas brasileiras. O prazo foi dado pelo corregedor-geral eleitoral, ministro Raul Araújo.

A decisão do ministro ocorreu em 28 de junho, mas foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico nesta quarta-feira, (24). “Verifica-se que o prazo concedido para conclusão do mencionado Registro Especial nº 2021.0058802 transcorreu sem manifestação da Polícia Federal nestes autos. Diante disso, oficie-se a autoridade policial responsável para informar a esta Corregedoria-Geral os resultados das investigações referentes ao Registro Especial nº 2021.0058802, no prazo de 5 dias”, determinou.

O ministro Raul Araújo (Foto:TSE/Divulgação)

Após declarações de Bolsonaro sobre suposta fraude nas eleições de 2018 -incluindo lives do ex-presidente-, alegando ter vencido as eleições, o inquérito administrativo foi aberto. 

buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})

Sem nunca ter apresentado provas, Bolsonaro declarou ter mais votos do que o resultado final daquele pleito.

Durante à época da abertura do inquérito, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a apuração incluiria “ampla ‘dilação probatória’, promovendo medidas cautelares para a colheita de provas, com depoimentos de pessoas e autoridades, juntando de documentos, realização de perícias e outras providências que se fizerem necessária para o a adequado esclarecimento dos fatos “. 

Canais e publicações de apoiadores de Bolsonaro, tiveram desmonetização em seus canais por conta da propagação de notícias falsas. A determinação veio da Justiça, após apoiadores do ex-presidente atrapalharem o procedimento investigativo.

Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e06-brasil/tse-determina-5-dias-para-pf-concluir-investigacao-contra-bolsonaro-por-ataque-as-urnas