O vice-presidente da Braskem, Marcelo de Oliveira Cerqueira, vai depor no colegiado que investiga os danos causados pela barragem em Maceió (AL). A oitiva atende ao requerimento dos senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Rogério Carvalho (PT-SE), respectivamente presidente e relator da CPI da Braskem.
Além disso, está agendada a presença do engenheiro e encarregado técnico das operações de mineração da empresa, Paulo Roberto Cabral de Melo. A participação de ambos foi ratificada mediante convocação, o que implica na obrigatoriedade de comparecimento, sendo que serão inquiridos na qualidade de testemunhas.
Segundo a justificativa do presidente da Comissão, a convocação do vice-presidente da Braskem surgiu em virtude do testemunho do diretor global de Recursos Humanos, Comunicação, Marketing e Relações com a Imprensa da empresa, Marcelo Arantes. Ele indicou que Marcelo de Oliveira Cerqueira possuiria o conhecimento técnico necessário para responder às indagações que estão sendo investigadas pela CPI.
Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem realizaram uma diligência em Maceió nesta quarta-feira (8). Segundo o senador alagoano Rodrigo Cunha (Podemos), o clima foi de espanto diante do cenário resultante do impacto do rompimento e colapso da mina da Braskem, que destruiu cinco bairros em Maceió e desajustou a vida de mais de 60 mil pessoas na região, entre habitantes e empresários.
“Todos os senadores da CPI que estiveram na capital de Alagoas nesta quarta ficaram aterrorizados com o cenário de destruição causado pela Braskem”, destacou.
Ele enfatizou ainda que: “Além de reparar o dano financeiro e emocional dos moradores vitimados por este crime ambiental, a meta da CPI é fazer justiça e punir exemplarmente quem foi responsável por este dano em nossa Maceió”.
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/lbv-brasil/vice-presidente-e-engenheiro-da-braskem-vao-depor-nesta-terca-feira