O deputado estadual Yuri Moura (Psol) e o deputado federal Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) encaminharam um ofício ao governo federal, solicitando a liberação imediata do Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores dos municípios fluminenses atingidos pelas fortes chuvas do último fim de semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram atendidas 570 ocorrências relacionadas às tempestades, resultando em 523 pessoas desabrigadas e 48 desalojadas.
Os municípios incluídos no pedido são Angra dos Reis, Petrópolis, Duque de Caxias, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, São João de Meriti, Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Belford Roxo, Mangaratiba, São Pedro da Aldeia, Búzios e Rio das Ostras. Outros municípios, mesmo sem decretar calamidade, também enfrentam sérios danos.
“Muitos desses municípios já tiveram situação de emergência ou até de calamidade pública reconhecida pelo governo federal. É hora desse dinheiro chegar na mão de quem precisa. É um momento de recuperação, de cuidar das famílias que perderam tudo, que estão desalojadas e desabrigadas pela chuva”, declarou o parlamentar, que atua como coordenador da Frente Parlamentar de Prevenção às Tragédias e Defesa da Moradia Digna na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Cartão Recomeçar
Além do FGTS, o deputado estadual também tem cobrado do governo do estado a imediata liberação do Cartão Recomeçar, benefício emergencial de R$ 3 mil criado em 2022 para auxiliar famílias de baixa renda afetadas por desastres naturais.
Segundo ele, o benefício é essencial para que as vítimas reconstruam suas vidas. “O Cartão é muito importante. São cerca de R$ 3 mil para compra de móveis, eletrodomésticos, itens básicos que ajudam milhares de famílias a se reerguer depois que o rio subiu, o morro desceu e tudo foi perdido”, alerta, que também defende a implantação de uma política de aluguel social mais consistente no estado.
Em ofício enviado ao governador Cláudio Castro, o deputado argumenta que, embora o cadastramento das famílias seja atribuição dos municípios, compete ao estado providenciar a estrutura necessária para os cadastros e a distribuição dos cartões magnéticos, além de liberar os valores e efetuar os pagamentos.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/yuri-moura-e-pastor-henrique-vieira-cobram-auxilio-federal-para-vitimas-das-chuvas-no-rio/