Zambelli tem mais chances de ser extraditada do que blogueiros bolsonaristas foragidos, diz STF

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que o pedido de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) possui elementos mais sólidos para ser bem-sucedido do que as tentativas de extradição de blogueiros bolsonaristas, como Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio. A leitura dos ministros, segundo a colunista Bela Megale, do jornal O GLOBO, é que a deputada enfrentaria grandes dificuldades ao tentar convencer autoridades estrangeiras de que seria uma perseguição política devido à sua condenação no Brasil, especialmente pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica, relacionados ao caso da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Zambelli, que já foi condenada pelo STF, também responde a outro processo, relacionado a um episódio em que foi flagrada correndo armada pelas ruas de São Paulo atrás de um homem. Além disso, a situação da deputada se complica com o pedido de “medidas urgentes” feito pelo deputado italiano Angelo Bonelli, do partido Europa Verde, ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Itália. Bonelli requisitou que o país não conceda refúgio a Zambelli, o que aumenta ainda mais as dificuldades da parlamentar.

Em comparação com casos anteriores, como o de Oswaldo Eustáquio, que obteve apoio da Espanha ao alegar “motivação política” e “crime de opinião”, e de Allan dos Santos, que recebeu respaldo dos Estados Unidos pelas mesmas razões, os ministros do STF observam que o caso de Zambelli é substancialmente diferente. Eles acreditam que, no caso da deputada, é mais difícil sustentar essa argumentação, já que os crimes que lhe são atribuídos envolvem questões de natureza jurídica distinta, e não estão relacionados a opiniões políticas.

O post Zambelli tem mais chances de ser extraditada do que blogueiros bolsonaristas foragidos, diz STF apareceu primeiro em Agenda do Poder.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/zambelli-tem-mais-chances-de-ser-extraditada-do-que-os-blogueiros-bolsonaristas-foragidos-diz-stf/