Campos do Jordão volta a ter passeios de trem Maria-Fumaça

A centenária em voltou a ter passeios a bordo do trem Maria-Fumaça no dia 18 de junho. A locomotiva a vapor, fabricada pela H. K. Porter em 1947, estava fora de operação há sete anos e passou por restaurações nos sistemas de rodagem, de comando, carroceria e na parte mecânica para que voltasse a ser operada. Atrás do maquinário, o carro de passageiros fabricado em 1912, pela American Car & Foundry, levará 64 pessoas em cada saída.

O trem percorrerá um trajeto de 4km entre a Vila Capivari e a Vila Abernéssia, sem fazer paradas. Somando o tempo de ida e volta, a duração é de meia hora. As viagens acontecerão aos sábados e domingos, em quatro horários: às 11h, 13h e 17h. Durante o mês de julho, especialmente, também haverá partidas às sextas-feiras. Os bilhetes custam R$ 23 e crianças de até cinco anos que viajarem no colo não pagam. A compra deve ser feita no dia do passeio na Estação Emílio Ribas, que abre das 9h às 18h, e recomenda-se chegar cedo para garantir o ingresso.

A imagem mostra um vagão de madeira e ferro.
A imagem mostra um vagão de madeira e ferro.
Ainda mais antigo que a Maria-Fumaça, o carro de passageiros foi fabricado em 1912 e levará até 64 pessoas. Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ)/Divulgação

A foi inaugurada em 15 de novembro de 1914 como via de transporte para os pacientes em tratamento de tuberculose. Na época, os cientistas acreditavam que o clima da cidade possuía qualidades terapêuticas que ajudavam na recuperação de doenças pulmonares. Por isso, havia grande interesse em melhorar as condições da travessia entre o Vale do Paraíba e o alto da .

A construção dos trilhos entre Pindamonhangaba e  teve início em 1912 com ajuda de duas locomotivas a vapor. Esses carros continuaram operando durante os dez primeiros anos de funcionamento da ferrovia, junto com veículos à gasolina. Mais tarde, em 1924, a EFCJ foi totalmente eletrificada e as máquinas a vapor foram aposentadas. Esse tipo de maquinário só voltou a ser operado em 1990, quando os passeios de Maria-Fumaça começaram a ser feitos com trens alugados. A máquina H.K. Porter foi adquirida em 2004 e operou entre 2009 e 2015.

 e

      Continua após a publicidade

              Fonte: viagemeturismo.abril.com.br/brasil/campos-do-jordao-volta-a-ter-passeios-de-trem-maria-fumaca