Capital paulista libera vacinação contra a gripe para todas as faixas etárias

São Paulo – A prefeitura de São Paulo liberou, a partir desta terça-feira (28), a vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, para todas as faixas etárias desde os seis meses de idade. Antes a vacina era oferecida na capital paulista apenas para os maiores de 60 anos, crianças de 6 meses até cinco anos completos, grávidas e puérperas.

Qualquer pessoa que não recebeu o imunizante em 2021 pode ser vacinada nas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), drive-thrus, megapostos e farmácias parceiras, os mesmos locais em que são aplicadas as vacinas contra a covid-19.

O vírus influenza causa uma doença infecciosa febril aguda que pode trazer riscos de complicações principalmente para grupos mais vulneráveis, como os idosos.

Gripe: baixa adesão à vacinação

A ampliação das faixas etárias que podem ser imunizadas contra o influenza foi determinada por conta do aumento dos casos de gripe e pela baixa procura pelo imunizante nos postos. Segundo a secretaria municipal de Saúde, em novembro foram registrados 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de covid-19. Em dezembro, até esta segunda-feira (27), já são 238.081 pessoas com quadro gripal, sendo 108.835 suspeitos de terem contraído o coronavírus.

Neste ano, cerca de 4,5 milhões de pessoas receberam a vacina contra a gripe H1N1 na cidade de São Paulo. Embora a vacina contra a gripe não previna contra a nova cepa que tem circulado com força nos últimos meses, chamada de Darwin (H3N2), a imunização é importante para prevenir a forma grave da doença, além de evitar outras gripes.

Com informações da Agência Brasil

Leia também:

Vacinação infantil deve começar em janeiro, diz Ministério da Saúde

Chance de morrer por covid-19 é até 60 vezes maior entre não vacinados

Fonte: www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/2021/12/vacinacao-contra-gripe-faixas-etarias