Chefe do Estado-Maior do Exército enaltece o voto: "poderoso instrumento da democracia" – Hora do Povo

General Valério Stumpf Trindade, Chefe do Estado Maior do Exército (reprodução)

Diferente do Planalto, o militar não fez críticas ao processo eleitoral brasileiro. “Faremos, como sempre, em apoio à Justiça Eleitoral, o transporte de urnas e a segurança dos locais de votação em muitos rincões de nosso país”, escreveu o general

A mensagem do Chefe do Estado-Maior do Exército, general Valério Stumpf Trindade, dirigida aos seus pares, publicada na página da Força nesta quinta-feira (4), por ocasião da promoção de novos generais, abordou a questão das eleições e destoou do tom agressivo adotado pelo Planalto nos últimos dias. As informações são da jornalista Carla Araújo do UOL. Stumpf é um dos 16 generais que participam do Alto Comando, que está em reunião nesta semana.

Em agenda com evangélicos, em São Paulo, nesta mesma quarta-feira (4), o candidato à reeleição seguiu em seu tom de provocação à democracia e afirmou considerar “que está fazendo a sua parte”, “buscando impor via Forças Armadas” eventuais alterações no processo eleitoral. Há algumas semanas, ele reuniu embaixadores de diversos países para atacar a democracia brasileira e agredir ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O general ressaltou a importância do voto como “um instrumento poderoso da democracia”. “Vamos usá-lo de forma consciente para que juntos possamos avançar no desenvolvimento social e econômico do País”, afirma o militar. Ele citou o convite feito pelo TSE às ForçasArmadas. “Técnicos das Forças Armadas estão, este ano, por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral, atuando na Comissão de Transparência das eleições, com o objetivo de fortalecer ainda mais nosso processo eleitoral”, completou.

Na mensagem, Stumpf parabeniza os oficiais promovidos, ressalta a importância simbólica da cerimônia na História do Exército e diz que os colegas promovidos devem respeitar a luta pela independência e pelo papel pacificador. “Em breve, esses novos chefes militares receberão de seus padrinhos a réplica da espada de Caxias, símbolo maior do patrono do nosso Exército, cujos exemplos nas lutas pela consolidação da Independência e papel de Pacificador em momentos de crise nos inspiram a todos”, diz.

Fonte: horadopovo.com.br/chefe-do-estado-maior-do-exercito-enaltece-o-voto-poderoso-instrumento-da-democracia