5 funções do Gmail para você organizar a caixa de entrada no celular

O Gmail tem funções que podem facilitar no dia a dia a execução de tarefas pessoais e profissionais dos usuários. O app para Android e iPhone (iOS) permite reunir todas as caixas de entrada em uma só página, silenciar conversas, economizar espaço de armazenamento no celular e até mesmo configurar ações por gestos. Na lista a seguir, confira cinco recursos que podem otimizar suas atividades no aplicativo do Gmail e organizar a sua caixa de entrada.

LEIA: Cinco apps 'mais seguros' para se proteger online; veja

1 de 6 Saiba como facilitar as tarefas com o Gmail — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Saiba como facilitar as tarefas com o Gmail — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Conta do Gmail não loga? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.

1. Visualizar mais de uma caixa de entrada

O Gmail permite visualizar até cinco caixas de entrada ao mesmo tempo. Cada uma delas lista os e-mails recebidos de acordo com a preferência do usuário. Desse modo, é possível ter em uma mesma tela uma caixa de entrada para as mensagens marcadas como promoções, fóruns ou atualizações, por exemplo.

Para ativar esse recurso, basta ir em "Configurações". Em seguida, toque sobre a aba "Labs" e ative o recurso "Tipos de caixas de entrada". Feito isso, aparecerá uma nova aba na tela de configurações para que o usuário possa definir as listas.

2 de 6 Ver várias caixas de entrada é possível no Gmail — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

Ver várias caixas de entrada é possível no Gmail — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

2. Ignorar e-mails

Quando se está ativo no Gmail, é ideal que apenas as mensagens mais importantes apareçam na plataforma. Pensando nisso, o aplicativo incluiu um recurso de arquivamento automático, que silencia e-mails específicos para ocultá-los da caixa de entrada. Vale lembrar que essas mensagens continuam marcadas como "Não lidas", caso queira voltar a essas notificações mais tarde.

Para ativar essa função no aplicativo do Gmail, basta abrir uma conversa e tocar no menu "Mais", representado pelos três pontos verticais no canto superior direito, e, em seguida, selecionar "Ignorar". Vale ressaltar que é sempre possível recuperar a conversa do arquivo usando um filtro de busca ou um marcador.

3 de 6 Silenciar conversas e ignorar mensagens no Gmail — Foto: Reprodução/TechTudo

Silenciar conversas e ignorar mensagens no Gmail — Foto: Reprodução/TechTudo

3. Economizar espaço no celular

Os anexos de e-mail podem ocupar muito espaço no celular ao longo do tempo. Uma forma de não sobrecarregar seu smartphone com o Gmail é garantir que não sejam mantidas muitas mensagens em seu celular.

Para otimizar o espaço no dispositivo, abra as configurações do app e toque em um dos endereços de e-mail listados. Certifique-se de que a opção "Sincronizar o Gmail" está ativa. Logo abaixo, em “Dias de e-mail para sincronizar”, é possível configurar por quantos dias as mensagens de determinados marcadores serão armazenadas em cache.

4 de 6 Economia de amarzenamento do Gmail — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

Economia de amarzenamento do Gmail — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

4. Usar navegação por gestos

Para lidar com o constante fluxo de correspondência na caixa de entrada, é possível atribuir ações ao deslizar de dedos sobre mensagens. Desse modo, não é necessário abrir um e-mail para arquivá-lo ou excluí-lo.

Para atribuir uma ação de deslizar, selecione o campo de ''Configurações''. Em seguida, entre em "Configurações gerais" e, depois, em "Ações de deslizar." O app mostrará as opções que podem ser atribuídas aos gestos. Toque sobre o que desejar e repita o processo caso queira mudar a ação executada.

5 de 6 Uso de gestos para selecionar mensagens — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

Uso de gestos para selecionar mensagens — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

5. Filtrar mensagens na caixa de entrada

O Gmail deixa filtrar os e-mails recebidos por destinatário, remetente, assunto, palavras-chave, anexo ou tamanho. Ao definir essas combinações, as mensagens que corresponderem ao filtro podem ser automaticamente arquivadas (ou ignoradas), encaminhadas, categorizadas ou marcadas. Por exemplo, você pode definir que todos os e-mails com a palavra-chave “depósitos" ganhem automaticamente um marcador assim que chegarem à caixa de entrada.

O recurso é interessante para quem deseja ordenar automaticamente os e-mails recebidos, garantindo maior organização à caixa de entrada. Para habilitar essa função, toque sobre o menu de três listras, ao lado esquerdo da tela, e selecione a opção "Configurações". Agora, entre em "Configurar marcadores" e, depois, entre em "Criar novo". Na aba seguinte, basta selecionar os critérios de filtragem que você deseja adicionar. Vale lembrar, porém, que esse processo é mais fácil de ser reproduzido pelo PC.

6 de 6 App permite gerenciamento automático das mensagens — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

App permite gerenciamento automático das mensagens — Foto: Reprodução/Luiza Loubak

Gmail ficou para trás? Veja cinco rivais que têm funções exclusivas Oito funções do Gmail para economizar tempo que nem todos conhecem

Conheça as funções inéditas do novo Gmail

Fonte: www.techtudo.com.br/listas/2021/08/5-funcoes-do-gmail-para-voce-organizar-a-caixa-de-entrada-no-celular.ghtml