AMD Radeon RX 5700 XT vale a pena? Veja prós e contras ao comprar placa

Radeon RX 5700 XT é uma placa de vídeo intermediária da , lançada no mercado . Alternativa à da , a 5700 XT ainda entrega desempenho para rodar games recentes em resoluções entre 1080p e 1440p com boa performance. Outro ponto positivo é a relação custo-benefício.

Contra a Radeon pesa a falta de suporte a tecnologias como Ray Tracing e DLSS, a primeira delas presente nas AMD mais recentes. A seguir, o TechTudo traz prós e contras da GPU para ajudar você a decidir se vale a pena investir no modelo.

🏆

ou , a 5700 XT tem fôlego para ir além de 120 FPS a 1440p.

2. Comparável à RTX 2060

.

Nas especificações, o processador gráfico da placa atinge 1.755 MHz de velocidade em games, conta com 2.560 núcleos stream de processamento, dispostos em 40 unidades computacionais. A placa da AMD tem 8 GB de memória RAM GDDR6 dedicada com interface de 256 bits e, dissipando 225 Watts, requer fonte de 660 Watts para operar com boa margem de segurança.

3. Custo-benefício

Caso você encontre o produto da AMD no mercado, a compra pode atender às suas necessidades por um preço competitivo. Em uum mercado em que a demanda tem superado em larga escala a oferta de placas mais novas de AMD e Nvidia por conta das crises de abastecimento de semicondutores, investir na RX 5700 XT acaba sendo opção para quem não tem conseguido encontrar hardware mais novo.

Como placa intermediária, a 5700 XT ainda tem fôlego para dar conta de games em Full HD e, levando em conta o potencial de tecnologias mais sofisticadas de upscaling, como o FidelityX Super Resolution da AMD, é até possível que o componente resista bem a mais alguns ciclos de lançamentos.

Pontos negativos

1. Arquitetura defasada