Como ter uma área de serviço inteligente

A área de serviço ou lavanderia é um dos espaços da casa que mais precisa de organização, afinal, é onde estão os utensílios, produtos e equipamentos que vão garantir a arrumação e limpeza do restante do seu lar. É possível ter um ambiente mais inteligente e prático, e não estamos falando apenas de investir em uma lavadora de roupas smart. Veja as dicas do Shoptime a seguir.

Invista em móveis e prateleiras

Áreas de serviços e lavanderias espaçosas são exceção nas casas e apartamentos brasileiros. Para que o espaço não vire o famoso quartinho da bagunça, aposte em mobiliário e prateleiras para que todos os equipamentos, utensílios e produtos de limpeza tenham um armazenamento adequado.

Existem móveis prontos desenhados especialmente para a área de serviço, como os armários altos, com espaço para vassouras e tábua de passar roupa. Verifique as opções disponíveis e combine as peças para atender a sua necessidade.

Além de estante ou prateleiras para os produtos de limpeza, a instalação de uma bancada também é uma boa dica. Serve para separar e dobrar as roupas logo que forem retiradas do varal ou da secadora.

Se sua lavadora for de tampa frontal, como a maioria das máquinas lava e seca, a bancada pode ser instalada nessa altura, com o equipamento acomodado abaixo. Por sua vez, as prateleiras oferecem opções de organização vertical, otimizando espaço.

Cestos, caixas e ganchos

Cestos são úteis para acomodar a roupa suja, para transportar a roupa limpa de volta aos quartos, para guardar produtos e panos. Uma dica é ter um cesto colorido ou estampado e outro branco, para que as roupas sujas já fiquem separadas para evitar acidentes na máquina.

Para famílias grandes, outra ideia é ter um cesto para cada pessoa. Isso vai facilitar na separação das roupas na hora de lavar e de guardar.

Para segurar vassouras, rodos e outros itens de limpeza, uma boa solução são ganchinhos ou suportes na parede ou atrás da porta.

Tenha também algumas caixas para organizar produtos e itens menores, inclusive, tirando sabões, esponjas, flanelas e outros das embalagens, para ocuparem menos espaço.

Caixas maiores ou cestos podem armazenar categorias de produtos de limpeza, como sabão e amaciante para roupa, desinfetante, limpa-vidro e outros itens para lavar banheiro, etc. Se você encontrar um bom cesto com alças, ele pode virar o kit do banheiro e ser levado com os produtos para o local, na hora da faxina.

E mantendo bons recipientes de plástico para os produtos mais usados, como sabão para roupas, amaciante e desinfetante, você vai economizar nas compras adquirindo sempre os refis, que gastam menos plástico. Não esqueça de etiquetar os recipientes para não confundir.

Invista em uma nova lavadora

As lavadoras inteligentes e máquinas lava e seca smart saem na frente em novas tecnologias, inovações, conectividade, performance e em funções para economizar água e energia. Mas isso não significa que as máquinas tradicionais tenham ficado para trás: elas agregaram inovações para apresentar melhor performance e mais economia. Um equipamento novo, sem dúvida, será mais econômico do que uma lavadora já com anos de uso.

Os equipamentos smart contam com conectividade com internet e com aplicativo para smartphone, para serem controlados e monitorados à distância. Isso abre possibilidade também para conexão com outros dispositivos smart e assistentes virtuais, como Google Assistente e Siri.

Assim, o usuário consegue programar ciclos, iniciar a lavagem, acrescentar um modo de funcionamento ou agendar o horário para ligar o eletrodoméstico. Quando um programa de lavagem se encerra, uma notificação é enviada ao aplicativo ou dispositivo.

A economia de energia e melhor desempenho são pontos-chave em praticamente todos os aparelhos smart. A tecnologia Digital Inverter, presente em outros eletrodomésticos, pode aparecer nas máquinas para ajudar na economia de energia.

No caso das lavadoras, há também um esforço para promover economia de água. Alguns modelos contam com sensores modernos para detectar o peso das roupas e calcular a necessidade de água nas lavagens. Há tecnologias que vão mais longe: detectam o tipo de tecido das roupas colocadas no tambor, para sugerir programas específicos de lavagem a fim de melhorar a performance, entregar roupas mais limpas e provocar menos desgaste nas peças.

Nas máquinas tradicionais, já existem diversas funções que buscam a mesma finalidade de economia de energia e água e melhor desempenho.

Funções como lavagem a seco e jato de vapor que elimina ácaros e bactérias, por exemplo, estão presentes em máquinas lava e seca modernas que ainda não são inteligentes e conectadas.

Outra sugestão inteligente para o espaço são smart plugs, ou tomadas inteligentes. O usuário conecta o eletrônico desejado e libera, pelo smartphone ou assistente de voz, a entrada de energia para ligar o aparelho. Elas são úteis, especialmente, para tomadas de difícil alcance e para acompanhar o gasto energético dos equipamentos.

Já começou o Festival São João Shoptime. Durante todo o mês de junho, ofertas com até 60% de desconto e até 20% de cashback.

Fonte: www.techtudo.com.br/noticias/2021/06/como-ter-uma-area-de-servico-inteligente.ghtml