Fogão smart: o que observar antes de comprar

Os fogões smart começam a ser apresentados pelos fabricantes para o mercado nacional, com funções, conectividade e materiais que visam deixar mais prática a vida do consumidor. O Shoptime indica no que prestar atenção ao escolher o seu fogão smart.

Ter os grandes eletrodomésticos com conectividade será essencial para para compor uma cozinha inteligente e integrada à sua smart home, num futuro próximo.

Os fogões smart contam com funções inteligentes e com conectividade com internet sem fio, para que seja possível controlá-los remotamente pelo celular ou via assistentes virtuais, como o Google Assistente ou a Siri. Isso permite, inclusive, o uso de comandos de voz, enquanto você estiver com as mãos ocupadas na cozinha.

Isso significa ligar a chama e o forno e acompanhar o tempo de cozimento dos alimentos pela tela do celular, aumentando ou reduzindo a potência ou desligando o aparelho de qualquer lugar. Alguns modelos emitem um alerta quando a presença do usuário na cozinha é necessária ou se o forno ficou ligado.

O usuário pode verificar se esqueceu o forno ligado e desligá-lo de onde estiver, evitando preocupações e problemas. Pode deixar uma receita preparada e ligar o forno à distância, para chegar em casa já com um bolo ou um assado encaminhado, por exemplo. Nos modelos com câmera interna, você poderá conferir um preparo sem precisar abrir a porta do forno.

Além das funções ligadas à conectividade, os fogões smart apostam em sensores mais modernos, que permitem regulagem mais precisa da temperatura no forno, da chama nas bocas, nos modelos a gás, ou da potência, nos modelos por indução.

Além disso, esses eletrodomésticos chegam ao mercado com materiais tecnológicos mais resistentes a riscos e mais fáceis de limpar. No interior do forno, o revestimento também é mais resistente, com componentes autolimpantes, para ação antibacteriana e combate a odores.

Por ser uma nova categoria, os eletrodomésticos smart ainda são caros. São equipamentos premium, que embarcam novas tecnologias, novos materiais e inovações. Como acontece com todos os aparelhos, é provável que o preço fique mais acessível conforme mais opções estejam disponíveis ao consumidor.

De toda forma, as pesquisas das marcas e a evolução dos eletrodomésticos trazem benefícios para toda a linha de fogões, com novas tecnologias para maior eficiência, menor gasto de energia e mais segurança. São avanços que já podemos ver nos fogões à venda no mercado nacional.

Visite o Shoptime para conhecer novos modelos de fogões e conferir as novidades em eletrônicos e eletrodomésticos.

Aproveite para baixar o aplicativo Shoptime na loja de apps do seu smartphone. Você tem descontos exclusivos e pode acompanhar as suas entregas, além de outras vantagens.

Fonte: www.techtudo.com.br/noticias/2021/06/fogao-smart-o-que-observar-antes-de-comprar.ghtml