Hotmart Afiliado: como funciona o programa de vendas pela Internet

A Hotmart é uma plataforma agregadora de cursos online que oferece um programa de afiliados, ou seja, ela paga comissões para que pessoas vendam os produtos existentes na plataforma. A modalidade de comercialização favorece financeiramente os criadores de conteúdo, a própria plataforma e os afiliados. O valor das comissões varia e cabe ao afiliado divulgar os produtos para conseguir uma boa renda.

No programa da Hotmart, todo o processo de venda é feito de forma automatizada pela plataforma, e o afiliado só precisa investir na divulgação dos cursos para conquistar compradores. Entretanto, é preciso seguir algumas regras para garantir as comissões. Confira, a seguir, como funciona o programa de afiliados da Hotmart e veja dicas de como usar a plataforma.

1 de 4 Veja como funciona e como vender na Hotmart — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Veja como funciona e como vender na Hotmart — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

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Um programa de afiliados permite que um indivíduo venda produtos de outras pessoas pela Internet e ganhe uma comissão pela venda. Nesse cenário, existem três personagens principais: o produtor de conteúdo, que no caso da Hotmart é aquele que grava as aulas e disponibiliza os vídeos na plataforma; o comprador, que é a pessoa que vai pagar pelo curso; e o afiliado, a pessoa que intermedia a transação entre os outros dois.

Na Hotmart, o afiliado pode escolher os cursos que deseja vender baseado no tema, na popularidade, no valor da comissão ou em outros critérios. Uma das facilidades é que todos os trâmites são realizados de forma online e automática pela própria Hotmart. Isso significa que o afiliado não precisa se preocupar em disponibilizar o link do curso para os compradores após a efetuação do pagamento, por exemplo, pois ele é liberado automaticamente pela própria plataforma. Todo a comercialização e o pós-venda também são feitos pela própria Hotmart.

Existem dois tipos básicos de afiliados. O primeiro é chamado de "Autoridade", e são pessoas que possuem uma grande audiência na Internet e podem converter vendas baseadas na credibilidade que possuem naquele assunto. Nesses casos, os afiliados podem ser influenciadores digitais, empresários de sucesso ou profissionais famosos no seu respectivo ramo. Sendo assim, somente a divulgação dos cursos em seus perfis em redes sociais, vídeos do YouTube ou em sites próprios já poderá alcançar uma grande audiência, facilitando as vendas.

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Já os afiliados "Árbitros" são pessoas comuns, que não têm tantos seguidores ou visitantes em um site, e precisam investir em anúncios na Internet para alcançar possíveis compradores. Nesse caso, é comum gastar dinheiro em propagandas nas redes sociais ou no Google, por exemplo, e investir em conteúdos criativos e chamativos para conquistar uma venda. Com o passar do tempo, um afiliado "'Árbitro" com bons resultados pode se tornar um afiliado "Autoridade".

Essa divisão, no entanto, só existe para categorizar os afiliados na teoria, ou seja, não é necessário selecionar uma das opções para iniciar. O usuário pode escolher a estratégia que preferir para vender seus cursos, sem que ninguém interfira nos seus métodos, nem mesmo a Hotmart. Contudo, para os iniciantes, começar fazendo anúncios pagos pode gerar um retorno mais rápido do que tentar alcançar uma audiência orgânica, que será pequena em um primeiro momento.

A divulgação dos cursos deve ser feita pelo próprio afiliado. Na maior parte, os usuários criam publicações em redes sociais e vídeos para o YouTube, investindo também em anúncios pagos em plataformas como Google Ads e Facebook Ads. Também é possível apostar na criação de um site com informações detalhadas do curso, além de textos para blogs e disparo de e-mail marketing. O próprio afiliado pode testar as melhores formas de divulgação e o retorno que cada uma delas proporciona.

Nessas publicações, o afiliado deve divulgar o curso que está vendendo com riqueza de detalhes. No caso das redes sociais, é essencial utilizar fotos bem feitas, artes profissionais e vídeos criativos. Já em sites, o afiliado pode apostar em textos com boa estrutura em SEO, ou criar uma landing page, que poderá capturar e-mails de pessoas interessadas. Em todos os casos, o ideal é possuir conhecimento sobre o assunto que está sendo vendido, para criar materiais de confiança.

2 de 4 Para fazer sucesso nas vendas, é importante criar conteúdos únicos — Foto: Divulgação/Hotmart

Para fazer sucesso nas vendas, é importante criar conteúdos únicos — Foto: Divulgação/Hotmart

Em todos os casos, é fundamental divulgar o curso acompanhado do link de afiliado do produto, chamado de "Hotlink", que é fornecido pela Hotmart para rastrear as vendas. É ele que garantirá que o afiliado receba sua comissão. Caso o comprador faça o pagamento através do link original do curso, e não do link pessoal do afiliado, ele não ganhará sua gratificação.

Para saber quanto ganha um afiliado, é preciso entender como a Hotmart registra os pagamentos das comissões. Para organizar os pagamentos, a Hotmart fornece dois tipos de comissionamento. O primeiro é chamado de "primeiro clique" — ou seja, o afiliado ganhará por ter vendido o curso para uma pessoa que acessou a página do produto pela primeira vez pelo seu link, independentemente de a venda ser feita posteriormente por meio de um link de outro vendedor. Para isso, a Hotmart se utiliza da leitura de cookies, que podem armazenar essa informação por 60, 90, 180 dias ou de forma eterna.

O segundo tipo de comissionamento é chamado de "último clique", que paga comissão ao afiliado proprietário do link em que o comprador fez o pagamento, independentemente de ele ter visitado a página anteriormente ou não.

Os valores das comissões variam de acordo com cada curso. Ao acessar a página de um curso do qual deseja ser afiliado, o vendedor visualizará em destaque o valor total do produto e quanto receberá por cada venda. A escolha dos produtos que deseja vender fica a critério do afiliado — ou seja, ele decidirá se aquela comissão vale a pena ou não. Além disso, a Hotmart segue o modelo tradicional de compra e venda: quanto mais o afiliado vender, mais ele ganhará. Por esse motivo, o afiliado não possui uma renda fixa, que dependerá exclusivamente do seu poder de venda.

3 de 4 Página de curso da Hotmart mostra valor da comissão que afiliado pode receber com venda — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Página de curso da Hotmart mostra valor da comissão que afiliado pode receber com venda — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O cadastro na Hotmart é feito por meio do site da plataforma (hotmart.com) e requer a criação de um login e senha e o fornecimento de dados pessoais bancários, que serão utilizados para recebimento das comissões. O pagamento das comissões é feito 30 dias após a compra.

Após o cadastro, o afiliado visualizará imediatamente uma grande lista de cursos a que poderá solicitar a afiliação. Vale destacar que, em alguns casos, é necessário ter a aprovação do proprietário do curso antes de começar a vender. Entretanto, existem cursos com afiliação aberta.

4 de 4 Plataforma de afiliados mostra lista de cursos que o usuário pode vender — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Plataforma de afiliados mostra lista de cursos que o usuário pode vender — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

A ferramenta da Hotmart permite pesquisar por cursos de acordo com o assunto, valor, porcentagem da comissão, popularidade no momento, índice de vendas que ele possui, tipo de afiliação e aqueles que foram adicionados recentemente à plataforma. No mesmo ambiente, é possível acessar o extrato e o saldo recebido.

Ao acessar a página de um curso, será possível ver o nome, o preço, o valor da comissão, uma descrição sobre o conteúdo, os níveis de desempenho do curso em relação às vendas, além de conteúdos fornecidos pelo produtor que podem auxiliar na divulgação, como posts e vídeos de propaganda, e formas de contato com o criador.

Cada curso possui sua reputação disponível na Hotmart, e esses números podem ajudar o afiliado a saber se aquela é uma boa oportunidade de venda ou não. No entanto, a própria plataforma Hotmart também recebe reclamações. No Reclame Aqui, por exemplo, a empresa tem reputação com nota 8,1 em um ranking de 10, considerada ótima pelo site.

As reclamações apontadas pelos usuários estão relacionadas a problemas no momento da compra, valores cobrados indevidamente ou questões relacionadas a cancelamento de compras. Para os afiliados, as reclamações eram voltadas a dificuldades na visualização do saldo, assim como bloqueio do acesso ao montante disponível. Até o momento da publicação desta matéria, mais de 99% das reclamações haviam sido respondidas pela empresa.

Com informações da Hotmart

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Fonte: www.techtudo.com.br/noticias/2021/02/hotmart-afiliado-como-funciona-o-programa-de-vendas-pela-internet.ghtml