Juliano Moreira: Google homenageia ‘pai da psiquiatria’ com Doodle

O Google está comemorando o 149º aniversário do psiquiatra brasileiro Juliano Moreira com um Doodle, exibido na página inicial do buscador nesta quarta-feira (6). A figura mostra uma ilustração do rosto do médico centralizada na marca do buscador, que é representada por fitas e faixas coloridas. Juliano foi responsável por revolucionar o tratamento de transtornos mentais no país, sendo considerado o “pai” da psiquiatria no Brasil.

LEIA: Ferramenta do Google permite 'visita' à Marte; confira

O Doodle de Juliano Moreira está sendo exibido somente aqui no Brasil, nas versões do buscador para computador e celular. Ao clicar na figura, o visitante é direcionado para os resultados de busca sobre a vida do homenageado. Um símbolo de "link" no canto da imagem também permite que o usuário compartilhe a figura comemorativa por e-mail ou pelas redes sociais.

1 de 2 Doodle homenageia o médico psiquiatra brasileiro Juliano Moreira — Foto: Reprodução/Google

Doodle homenageia o médico psiquiatra brasileiro Juliano Moreira — Foto: Reprodução/Google

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Saiba mais sobre Google Space Invaders: Google Agenda tem jogo clássico escondido; saiba acessar Article Photo Pac-Man, Cubo Mágico e os melhores jogos ‘escondidos’ do Google Doodle Article Photo

Juliano Moreira nasceu em Salvador no ano de 1872. O profissional iniciou os estudos de medicina ainda criança, aos 13 anos de idade, quando integrou a Escola Baiana de Medicina. Formou-se aos 19 anos e, aos 24, tornou-se professor de psiquiatria pela Universidade da Bahia. Ele também foi cientista e escritor.

Durante a carreira, Juliano lutou para combater o preconceito científico existente contra pacientes psiquiátricos e a falsa vinculação da doença mental à cor da pele. Em 1903, foi co-autor de uma lei que garantia atendimento humanizado aos enfermos no país. Por conta de suas contribuições, ele é considerado o fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil.

2 de 2 Juliano Moreira é considerado o pai da psiquiatria brasileira — Foto: Reprodução/Arquivo Nacional

Juliano Moreira é considerado o pai da psiquiatria brasileira — Foto: Reprodução/Arquivo Nacional

Juliano Moreira faleceu no dia 2 de maio de 1933, no Rio de Janeiro. Três anos depois, o “Asylo São João de Deus”, em Salvador, ganhou seu nome, passando a se chamar Hospital Juliano Moreira, com assistência especializada em saúde mental. A unidade também abriga o Memorial Juliano Moreira.

Não é a primeira vez que o Google homenageia uma personalidade nacional em seu aniversário. Em junho de 2020, o arquiteto Tebas também recebeu um tributo com um Doodle, enquanto Pelé foi honrado com um easter egg nos resultados de busca.

Veja também: A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

Via Google e Arquivo Nacional

Qual o melhor Doodle do Google? Opine no Fórum do TechTudo

Fonte: www.techtudo.com.br/noticias/2021/01/google-homenageia-psiquiatra-juliano-moreira-com-doodle.ghtml