macOS Monterey: veja as mudanças do novo sistema da Apple

macOS Monterey é o novo sistema operacional para computadores da Apple, anunciado durante a WWDC 2021, conferência anual para desenvolvedores da maçã. Eentre as novas funcionalidades do sistema estão uma maior compatibilidade entre dispositivos da marca com o "Universal Control", novidades no AirPlay e atualizações do navegador Safari.

O sistema chega para suceder o Big Sur, uma das maiores atualizações do macOS, lançada no fim do ano passado. Na conferência, a empresa mostrou, principalmente, três focos centrais das novidades do sistema operacional: otimização do trabalho, conectividade e novas ferramentas para o Mac.

1 de 2 macOS Monterey: veja as mudanças do novo sistema da Apple — Foto: Reprodução/Apple

macOS Monterey: veja as mudanças do novo sistema da Apple — Foto: Reprodução/Apple

Vale a pena trocar o Windows pelo macOS? Veja respostas no Fórum do TechTudo

Um dos principais destaques do macOS Monterey é a função "Universal Control", que dá ao usuário a possibilidade de dividir conteúdos entre o Mac e outros dispositivos da Apple, como iPads e MacBooks, em uma espécie de segunda tela. Por exemplo, ao colocar um iPad próximo ao Mac, o usuário consegue mover o cursor pelos dispositivos e usar o mesmo teclado enquanto opera ambos ao mesmo tempo. A ferramenta é capaz de agrupar até três dispositivos diferentes de uma vez.

Outra grande novidade do sistema aparece no Safari. Agora, o navegador tem ferramentas como o "Tab Groups", que permite agrupar abas e compartilhar o conjunto com outros usuários. Além disso, um design repaginado permite que o usuário aproveite mais conteúdo na tela do software enquanto navega pela Internet.

2 de 2 Atualização do Safari no novo macOS Monterey permite que o usuário aproveite mais espaço da tela — Foto: Divulgação/Apple

Atualização do Safari no novo macOS Monterey permite que o usuário aproveite mais espaço da tela — Foto: Divulgação/Apple

O macOS Monterey também contará com as novas funcionalidades do FaceTime, lançadas junto ao iOS 15, como o SharePlay — para assistir a conteúdo compartilhado com outras pessoas. A função AirPlay agora permite que o usuário transmita conteúdo de outros dispositivos, como o iPhone (iOS), para o computador. O Shortcuts, o app de atalhos disponível para iOS, também chega ao Mac.

Em relação à disponibilidade, o macOS Monterey já pode ser usado em versão beta por membros do Apple Developer Program, exclusivo para desenvolvedores. A versão beta pública deve ser disponibilizada em julho, e a Apple promete lançar o sistema completo no fim do ano. Veja, a seguir, a lista de dispositivos compatíveis com o novo macOS Monterey:

  • iMac‌ – fim de 2015 e posteriores
  • ‌iMac‌ Pro – 2017 e posteriores
  • ‌MacBook Air‌ – início de 2015 e posteriores
  • MacBook Pro – início de 2015 e posteriores
  • Mac Pro – fim de 2013 e posteriores
  • Mac mini – fim de 2014 e posteriores
  • MacBook – início de 2016 e posteriores

Com informações de Apple, TechCrunch e MacRumors

Relembre: macOS Catalina: cinco destaques do sistema da Apple para computadores e notebooks

macOS Catalina: cinco destaques do sistema da Apple para computadores e notebooks

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Fonte: www.techtudo.com.br/noticias/2021/06/macos-monterey-veja-as-mudancas-do-novo-sistema-da-apple.ghtml