Primeiro roteador da Positivo traz Wi-Fi Mesh e suporta até 128 conexões

A Positivo Casa Inteligente, linha da marca para dispositivos IoT, ganhou seu primeiro roteador Wi-Fi no Brasil. O modelo Smart Roteador Mesh, como é chamado, chega em duas opções: Fast e Gigabit, saindo a R$ 549 e R$ 849, respectivamente. Ambos chegam em kits com duas unidades cada, permitindo ainda a expansão da rede Mesh com mais dispositivos no futuro – até quatro, de acordo com a Positivo.

A promessa é de conectar até 128 dispositivos de forma simultânea, algo interessante para quem tem muitos aparelhos de casa conectada na rede. O kit, com dois roteadores de quatro antenas cada, oferece alcance de 400m², segundo a marca.

Roteador Mesh vale a pena? Veja prós e contras da tecnologia Wi-Fi

1 de 2 Positivo lança seu primeiro roteador no Brasil; modelo é Mesh, tem Wi-Fi 5 e alcança até 1.200 Mb/s — Foto: Divulgação/Positivo

Positivo lança seu primeiro roteador no Brasil; modelo é Mesh, tem Wi-Fi 5 e alcança até 1.200 Mb/s — Foto: Divulgação/Positivo

O design do aparelho é bem tradicional, trazendo quatro antenas, corpo retangular e cor branca. Apesar disso, não segue o visual diferenciado de outros modelos Mesh de rivais como TP-Link e D-Link, entre outras. Em relação às portas RJ-45 disponíveis, são três LAN e uma WAN, utilizada para conectar ao modem ou roteador original da provedora de Internet.

As duas versões do novo Smart Roteador Mesh se diferenciam, basicamente, pelo fluxo de dados, a exemplo de conexões Ethernet com padrões Fast ou Gigabit. A Positivo afirma que o modelo mais simples é ideal para locais com até 100 Mb/s contratados, enquanto a versão Gigabit funciona bem para locais com planos mais robustos.

2 de 2 Roteador tem versões Fast ou Gigabit; recursos disponíveis não têm grandes surpresas — Foto: Divulgação/Positivo

Roteador tem versões Fast ou Gigabit; recursos disponíveis não têm grandes surpresas — Foto: Divulgação/Positivo

O aparelho pode ser configurado pelo mesmo app Positivo Casa Inteligente, utilizado para integrar os dispositivos IoT da marca.

Entre os recursos disponíveis, vale destacar o QoS, que permite ao usuário configurar um aparelho conectado para ter prioridade no direcionamento de dados, e o controle parental, além da rede de convidados. Todos são bastante comuns em roteadores vendidos no Brasil, e não chegam a ser um diferencial.

O padrão utilizado aqui é o Wi-Fi 5, e não o mais recente Wi-Fi 6, já presente em diversos roteadores à venda no Brasil. Mas, vale lembrar, a tecnologia anterior é mais comum em modelos Mesh. O dispositivo é dual-band, oferecendo velocidade máxima de, aproximadamente, 1.200 Mb/s.

Veja também Qual é a velocidade real da minha Internet? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo Roteador com Wi-Fi 6: conheça sete modelos que chegam em 2020 Como escolher um roteador? Veja seis dicas para comprar o modelo ideal

Fonte: www.techtudo.com.br/noticias/2021/06/primeiro-roteador-da-positivo-traz-wi-fi-mesh-e-suporta-ate-128-conexoes.ghtml