Sete jogos que custaram caro, mas foram ‘fracassos’ nas vendas

Games como Anthem, L.A. Noire, Marvel's Avengers e Watch Dogs 2 sofreram com baixas vendas apesar de ter um alto investimento. Problemas no desenvolvimento acabaram tornando o produto final longe do que era esperado pelos fãs, o que trouxe prejuízos para os estúdios. Confira alguns dos jogos que custaram caro e acabaram como fracassos nas vendas.

Sete jogos muito aguardados que decepcionaram os fãs

1 de 8 Watch Dogs 2 chegou cheio de expectativa, mas com as vendas baixas trouxe prejuízos para o estúdio — Foto: Divulgação/Ubisoft

Watch Dogs 2 chegou cheio de expectativa, mas com as vendas baixas trouxe prejuízos para o estúdio — Foto: Divulgação/Ubisoft

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1. Marvel's Avengers

O jogo oficial dos Vingadores desenvolvido pela Square Enix era muito aguardado até sua revelação na E3 2019 quando começou a desagradar jogadores. Apesar de ter uma boa campanha, o game sofreu com gráficos iniciais decepcionantes, bugs, falta de conteúdo, jogabilidade repetitiva e mais.

O analista David Gibson, da empresa de consultoria Astris Advisory Japan, estimou que o game deve ter custado entre US$ 170 a US$ 190 milhões (quase R$ 1 bilhão) para ser produzido. Em um relatório de 2020, a Square Enix relatou perdas de US$ 48 milhões (por volta de R$ 247 milhões) em seu setor de games, entre as quais apontou as baixas vendas de Marvel's Avengers como um dos motivos.

2 de 8 Marvel's Avengers era um jogo com grande potencial, mas foi atrapalhado por problemas no percurso — Foto: Reprodução/Steam

Marvel's Avengers era um jogo com grande potencial, mas foi atrapalhado por problemas no percurso — Foto: Reprodução/Steam

2. Watch Dogs 2

O primeiro game da série Watch Dogs teve várias polêmicas em relação a produtora Ubisoft mostrar gráficos acima do que os consoles seriam capazes de fazer, mas ainda assim teve altas vendas. A sequência manteve sua jogabilidade, mas introduziu um novo protagonista e a cidade de São Francisco como cenário. Apesar de ser considerado um jogo no mesmo nível do original, Watch Dogs 2 teve vendas muito abaixo do esperado em seu lançamento.

No Reino Unido, enquanto o primeiro jogo vendeu 380 mil cópias na primeira semana, a sequência mal chegou a 80 mil. O valor para produzir o jogo não foi revelado, mas o primeiro Watch Dogs havia custado mais de US$ 68 milhões (mais de R$ 350 milhões).

3 de 8 Watch Dogs 2 não fez tanto sucesso quanto o primeiro game apesar de melhorar vários elementos do original — Foto: Reprodução/Steam

Watch Dogs 2 não fez tanto sucesso quanto o primeiro game apesar de melhorar vários elementos do original — Foto: Reprodução/Steam

3. Shadow of the Tomb Raider

O terceiro capítulo na saga de Lara Croft teve alguns problemas em sua execução, como um foco maior no combate e elementos de furtividade em relação aos games anteriores. Segundo o chefe da desenvolvedora Eidos Montreal, David Anfossi, o game deve ter custado entre US$ 75 a US$ 100 milhões (entre R$ 385 a R$ 515 milhões).

A Square Enix publicou perdas de US$ 33 milhões (quase R$ 170 milhões) na época e relatou que parte do prejuízo veio de baixas vendas de Shadow of the Tomb Raider, que teve uma queda de 70% em relação ao Tomb Raider de 2013, apesar de não revelar números exatos.

4 de 8 Shadow of the Tomb Raider mostra uma Lara Croft violenta em um game que não parece ter agradado tanto — Foto: Reprodução/Steam

Shadow of the Tomb Raider mostra uma Lara Croft violenta em um game que não parece ter agradado tanto — Foto: Reprodução/Steam

4. Anthem

Este era um game bastante promissor da Electronic Arts e da produtora Bioware, mas desapontou jogadores e crítica em seu lançamento. Anthem parecia ser um projeto ambicioso de tiro em mundo aberto com multiplayer online, mas acabou com uma jogabilidade repetitiva e pouco conteúdo.

Não se sabe quanto o game custou para ser desenvolvido, mas o jogo ficou em produção durante seis anos. Em uma conferência para investidores, a Electronic Arts reconheceu que o título não atendeu suas expectativas de vendas, apesar de não revelar números.

5 de 8 Anthem era um game com muito potencial, mas que não agradou aos jogadores — Foto: Divulgação/Electronic Arts

Anthem era um game com muito potencial, mas que não agradou aos jogadores — Foto: Divulgação/Electronic Arts

5. Max Payne 3

A série Max Payne tinha um relativo sucesso com a Rockstar Games, porém seu terceiro capítulo mexeu profundamente com o personagem. Após sair da polícia, Max se tornou segurança em São Paulo, no Brasil. Seus saltos e disparos em câmera lenta ainda estavam presentes, mas o público não embarcou na terceira aventura como nas outras.

Na época foi estimado que o game tivesse custado US$ 105 milhões (aproximadamente R$ 540 milhões) para ser produzido e que precisaria vender 4 milhões de cópias para se pagar. As vendas do game foram fracas, com apenas 440 mil unidades vendidas no primeiro mês, e levou um ano para alcançar a marca de 4 milhões.

6 de 8 Max Payne 3 trouxe um pouco da jogabilidade clássica da série, mas não conseguiu empolgar os fãs — Foto: Reprodução/Steam

Max Payne 3 trouxe um pouco da jogabilidade clássica da série, mas não conseguiu empolgar os fãs — Foto: Reprodução/Steam

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6. Darksiders 2

O segundo capítulo na saga apocalíptica Darksiders trouxe o personagem cavaleiro da Morte e acabou por indicar alguns meses depois o fechamento de sua produtora, a THQ. O novo CEO da THQ Nordic, Lars Wingefors, que comprou boa parte do acervo da empresa, mencionou que o game havia custado US$ 50 milhões (em torno de R$ 250 milhões) para ser produzido.

Darksiders 2 precisava vender pelo menos 2 milhões de unidades para se pagar, mas em seu primeiro mês nos Estados Unidos havia conseguido apenas 247 mil unidades, segundo a empresa NPD que registra vendas.

7 de 8 Darksiders 2 segue o caminho apocalíptico da série com uma nova aventura no papel do cavaleiro da Morte — Foto: Reprodução/Steam

Darksiders 2 segue o caminho apocalíptico da série com uma nova aventura no papel do cavaleiro da Morte — Foto: Reprodução/Steam

7. L.A. Noire

Mais um game que levou o seu estúdio ao fechamento foi L.A. Noire da Team Bondi. O jogo de investigação ficou conhecido por sua tecnologia avançada para a época, a qual utilizava rostos de atores reais para criar suas expressões e diálogos.

Na época do lançamento do jogo em 2011, o repórter Kev Geoghegan estimou que o desenvolvimento do game tivesse custado mais de US$ 50 milhões (mais de R$ 250 milhões), em parte pelo uso das novas tecnologias. O jogo chegou a vender 4 milhões, mas não foi o suficiente para manter seu estúdio aberto.

8 de 8 A tecnologia de L.A. Noire encareceu a produção do game e pode ter sido o motivo do fechamento do estúdio — Foto: Reprodução/Steam

A tecnologia de L.A. Noire encareceu a produção do game e pode ter sido o motivo do fechamento do estúdio — Foto: Reprodução/Steam

Com informações de PC Gamer, Eurogamer, PC Gamer, Eurogamer, Business Insider, GameSpot, GamesIndustry, BBC, PlayStation Lifestyle, Gamasutra

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Fonte: www.techtudo.com.br/noticias/2021/06/sete-jogos-que-custaram-caro-mas-foram-fracassos-nas-vendas.ghtml