Sete truques para fazer Reels perfeitos no Instagram

Fazer Reels criativos e bombar no Instagram é o desejo de muitos criadores de conteúdo. Isso porque a ferramenta de gravação e edição de vídeos curtos, disponível para celulares Android e iPhone (iOS), pode ajudar a aumentar a visibilidade de um perfil e, consequentemente, o engajamento da conta.

Não é segredo para ninguém que quanto mais criatividade, melhor será a produção de conteúdo. O que nem todos sabem, porém, é que dicas como remover a marca d'água de vídeos criados no TikTok e adicionar legendas aos vídeos contribuem para a melhoria da performance das postagens. Pensando nisso, o TechTudo listou seis truques para te ajudar a fazer Reels perfeitos no Instagram.

1 de 6 Lista traz sete truques para fazer Reels perfeitos no Instagram — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Lista traz sete truques para fazer Reels perfeitos no Instagram — Foto: Marvin Costa/TechTudo

1. Remova a marca d'água do TikTok

O Instagram já afirmou que não promove conteúdos "reciclados" do TikTok. Embora compartilhar o vídeo da plataforma chinesa diretamente no Instagram seja uma alternativa fácil e rápida para criadores de conteúdo que têm conta em diferentes redes sociais, a prática pode prejudicar o alcance do vídeo.

2 de 6 Aplicativo Snaptik permite baixar vídeos do TikTok sem marca d'água — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Aplicativo Snaptik permite baixar vídeos do TikTok sem marca d'água — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Para que o Reels tenha boa performance, portanto, é importante remover a marca da rede social rival. Uma dica é usar o site Musically Down, ou o aplicativo gratuito Snaptik, que já baixa os vídeos do TikTok sem a marca d'água da plataforma.

2. Invista no humor e no entretenimento

Conteúdos engraçados e que entretêm o público são privilegiados pelo algoritmo do Instagram, afirmou a rede social em publicação no perfil para criadores de conteúdo. O ideal, segundo o Instagram, é que o vídeo "encante as pessoas, capture sua atenção, as faça rir ou apresentem uma surpresa ou reviravolta divertida". Se seguir essas características, o vídeo terá mais chances de aparecer na aba "Explorar" e, consequentemente, ser visto por mais pessoas.

3. Use legendas nos vídeos

Legendar os vídeos do Reels é importante para que pessoas com deficiência auditiva possam consumir o conteúdo, e também para que usuários impossibilitados de reproduzir som consigam entender a proposta do vídeo.

3 de 6 Aplicativo CapCut permite editar vídeos e adicionar legendas automáticas — Foto: Foto: Raquel Freire/TechTudo

Aplicativo CapCut permite editar vídeos e adicionar legendas automáticas — Foto: Foto: Raquel Freire/TechTudo

Você pode legendar os Reels manualmente, usando o próprio editor do Instagram, ou recorrer a aplicativos como o CapCut, que, além de criar legendas automáticas, apresenta uma série de recursos para edição de vídeo.

4. Capriche na capa do Reels

A capa do Reels não precisa ser apenas um frame do vídeo. Para atrair a atenção das pessoas para o conteúdo, você pode criar uma imagem mais elaborada com a ajuda de apps como Canva, VSCO, SnapSeed e Adobe Lightroom.

4 de 6 É possível personalizar a capa do Reels para atrair mais atenção para o conteúdo — Foto: Carol Fernandes/TechTudo

É possível personalizar a capa do Reels para atrair mais atenção para o conteúdo — Foto: Carol Fernandes/TechTudo

Após editar a capa, basta adicioná-la ao Reels no final do processo de edição do vídeo no próprio app do Instagram. Ao clicar em “Capa”, será aberta a opção “Adicionar do Rolo de Câmera”, que permite acrescentar a imagem que você produziu e ficou salva no álbum de fotos.

5. Alinhe os trechos do Reels

O Reels tem uma ferramenta de alinhamento nativa para alinhar os clipes do vídeo. Depois de gravar o primeiro trecho do seu vídeo, toque no botão de alinhamento para começar a gravar a próxima parte. Desta forma, você conseguirá ver a gravação anterior sobreposta à tela e orientar a gravação dos próximos trechos. O trabalho ficará alinhado, sem perder a qualidade.

5 de 6 Botão no editor do Instagram Reels permite alinhar trechos de vídeos — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

Botão no editor do Instagram Reels permite alinhar trechos de vídeos — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

6. Explore o potencial dos áudios

Em post publicado no perfil para criadores de conteúdo (https://www.instagram.com/creators/), o Instagram orientou os usuários a usar músicas disponíveis na biblioteca da rede social ou áudios populares no Reels para criar vídeos. A prática favorece a descoberta do conteúdo, que ganha mais chances de aparecer na aba Explorar.

6 de 6 Áudios em alta no Instagram Reels podem servir como trilha sonora para vídeos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Áudios em alta no Instagram Reels podem servir como trilha sonora para vídeos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Outra dica do Instagram é usar áudios originais como trilha sonora. É possível editar, com a ajuda de aplicativos especializados, áudios que são tendência no Reels e dar a eles um toque pessoal, por exemplo. Se quiser, você também pode gravar áudios de sua autoria e criar as próprias trends.

7. Use os Insights do Reels para entender o que funciona e criar conteúdos cada vez melhores

Os usuários que possuem contas empresariais ou de criadores de conteúdo podem conferir as métricas dos vídeos postados nos Reels por meio do Instagram Insights. Com ele, é possível ver quantas contas foram alcançadas, quantidade de reproduções, curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos.

Ter ciência desses dados ajuda a entender que tipo de vídeo costuma fazer mais sucesso entre os seguidores e permite constantes melhorias na produção de conteúdo. O recurso pode ser acessado através do menu suspenso, que são os três pontinhos que ficam no canto superior direito. Basta clicar em “Ver Insights”.

Com informações de Instagram, Engadget e Beebom

Fonte: www.techtudo.com.br/listas/2021/09/sete-truques-para-fazer-reels-perfeitos-no-instagram.ghtml