Windows 11 SE: versão do sistema foca em estudantes e PCs de entrada

SE é a edição do sistema operacional focada em notebooks de entrada usados no mercado educacional. A nova versão foi anunciada pela na última terça-feira (9), com a promessa de ajudar alunos a manter o foco nos estudos. Mais leve, o Windows 11 SE prioriza aplicativos em nuvem e chega para competir com o , sistema do .

O TechTudo reuniu seis perguntas e respostas sobre o Windows 11 SE. A seguir, entenda em detalhes a proposta do novo sistema operacional da Microsoft, conheça os recursos que ele apresenta e confira dispositivos compatíveis com a nova edição do OS.

Participe no Fórum do TechTudo

1. O que é o Windows 11 SE?

O Windows 11 SE é a nova versão do Windows 11 desenvolvida com foco no setor educacional e projetada para computadores de baixo custo. De acordo com a Microsoft, a plataforma foi construída a partir de feedbacks de professores, e a ideia é que o sistema operacional seja mais simples e intuitivo, funcionando em dispositivos de entrada de forma segura.

O novo sistema é focado em nuvem e possui suporte a uma série de aplicativos educacionais baseados na web. Além disso, o Windows 11 SE também é capaz de rodar apps offline. Aplicações pertencentes ao , tais como , , , e , poderão ser acessadas por alunos sem acesso à Internet em casa.

2. Em quais dispositivos o Windows 11 SE irá funcionar?

A nova edição do sistema operacional virá instalada de fábrica em computadores de baixo custo de marcas como , , , , e . Além disso, a Microsoft lançou o seu próprio notebook, o Surface Laptop SE, que surge para rivalizar com os .

Celeron, 4GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento eMMC.

3. O Windows 11 SE tem os mesmos recursos do Windows 11?

Não. Como o objetivo da nova edição do sistema operacional é oferecer suporte para que os estudantes mantenham o foco nos estudos, a Microsoft removeu alguns recursos que podem ser considerados "distrativos". Entre eles estão a loja oficial de aplicativos da companhia — a — e o painel de Widgets, introduzido com o .

Além disso, a configuração multitarefa Snap Layout, que permite abrir várias janelas ao mesmo tempo no PC também foi limitada no Windows 11 SE. O recurso ainda está disponível, mas os alunos poderão abrir, no máximo, dois apps ao mesmo tempo para dividir a tela.

4. O Windows 11 SE vem com quais apps?

A nova edição do Windows 11 é otimizada para o e para os aplicativos do pacote Microsoft 365, que incluem o Word, PowerPoint, Excel, OneNote e o OneDrive — as "experiências educacionais mais usadas", de acordo com a companhia. Ainda assim, a nova versão do sistema operacional também vai oferecer suporte a apps de terceiros, como e .