Cinco bairros foram atendidos com as ações do Circuito Cultural de Música e Arte

Fotos:  Ascom/FMC

Neste final de semana chegou ao fim a primeira edição do Circuito Cultural de Música e Arte, evento que levou um pouco da cultura local para moradores de cinco bairros de Teresina e que teve como objetivo descentralizar as ações públicas desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Teresina e da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

O circuito passou pelos bairros Vamos Ver o Sol, Monte Castelo, Mocambinho, Planalto Uruguai e Dirceu. Contou com apresentações de bandas, atrações circenses, pintura de rosto infantil e ainda uma feira onde empreendedoras puderam expor e vender seus produtos.

De acordo com Ênio Portela, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), o Circuito Cultural de Música Arte foi um verdadeiro sucesso, pois segundo ele, por onde passou, a caravana cultural recebeu inúmeros elogios por ter levado cultura para próximo do povo.

O presidente enfatizou ainda que a pasta da cultura vai continuar trabalhando na descentralização de todos os seus projetos públicos, isso atendendo às orientações do prefeito Dr. Pessoa, que quer uma maior aproximação dos serviços públicos perto do povo.

“Teresina é muito rica em cultura, porém os moradores da periferia, principalmente aqueles com menor renda, sempre ficavam sem ter acesso a opções de cultura, isso porque no passado, a maior parte dessas atividades culturais ocorriam apenas na região central da cidade. Nesta gestão estamos fazendo diferente, inclusive atendendo a comunidades que nunca haviam sido assistidas com atividades culturais realizadas pela prefeitura. O Circuito Cultural de Música e Arte ocorreu com recursos de emendas parlamentares cedidas pela vereadora Fernanda Gomes”, comenta, Ênio Portela.

Evento aprovado

Após um dia intenso de trabalho, a vendedora Maria do Livramento, aproveitou a oportunidade de assistir as apresentações do circuito junto com a família, ela é moradora da região do Vamos Ver o Sol, na zona Sul de Teresina e conta que pela primeira vez viu a prefeitura realizando um evento cultural na comunidade e que a ação foi vista com bons olhos pelos moradores, já que alguns puderam se divertir e outros aproveitaram a oportunidade para comercializar produtos e gerar renda para suas famílias. Maria disse ainda que agora vai esperar ansiosa por mais eventos na Praça do Guiné, que tem se tornado um ponto de encontro para as famílias da região.

“Muito bom chegar cansada e ter perto de casa um evento cultural para nos fazer relaxar e aliviar a mente, sem contar que por conta da correria do dia a dia e do cansaço, muitas vezes acabamos deixando a cultura em segundo ou terceiro plano. Esses eventos perto das pessoas, é muito importante, por isso parabenizo ao prefeito Dr. Pessoa por estar cumprido a promessa de trazer os serviços da cultura para nossa comunidade”, destaca, Maria do Livramento.

Como aproveitar as oportunidades

Para acompanhar a agenda cultural, bem como as oportunidades de cursos oferecidos pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, basta acessar o site cultura.pmt.pi.gov.br ou seguir a página cultura_the no Instagram.