CGD publica mais uma expulsão de policial militar por participação no motim – Governo do Estado do Ceará

CGD publica mais uma expulsão de policial militar por participação no motim

Ascom CGD

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) publicou, nesta quarta-feira (13), no Diário Oficial do Estado (DOE), a demissão do SD PM Adriano Cavalcante Gomes por participação no motim. Até o presente momento, são quatro policiais excluídos da corporação e seis punidos com sanções disciplinares de permanências por participação no movimento paredista.

Conforme a publicação, o policial Adriano Gomes, nos moldes da legislação vigente, praticou atos desonrosos e ofensivos ao decoro profissional, “a saber, em desprezo à publicização de Recomendações do Ministério Público Militar do Estado do Ceará e do Comando-Geral da Polícia Militar do Estado do Ceará, nas quais se reforçou a todo efetivo da PMCE acerca da ilegalidade de movimentos contrários à hierarquia e à disciplina, ter aderido espontaneamente ao motim ocorrido na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará no dia 18/02/2020, que deflagrou a greve de parte do efetivo dos militares estaduais do Ceará, o que demonstra afronta aos valores militares”.

A publicação traz ainda a manutenção da sanção de expulsão do ST BM Magno Maciel da Silva, após análise recursal do Conselho de Disciplina e Correição (Codisp). Todos os processos administrativos seguem os preceitos da ampla defesa e do contraditório.

O motim de parte dos policiais militares ocorreu entre os dias 18 de fevereiro e 2 de março de 2020 em diversas cidades cearenses. Atualmente, 351 policiais identificados por participação no motim continuam respondendo a processos administrativos disciplinares, estando estes em fase de instrução processual. Além disso, existem investigações em curso, que podem resultar em novos processos disciplinares.

 

Voltar ao topo

Fonte: www.ceara.gov.br/2021/10/13/cgd-publica-mais-uma-expulsao-de-policial-militar-por-participacao-no-motim