Aplicação da 3ª dose em idosos a partir de 90 anos terá início na segunda (30), em Salvador

Da Redação

A partir de segunda-feira (30), Salvador iniciará as aplicações da terceira dose da vacina contra o coronavírus em idosos com idade a partir 90 anos. A novidade foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis na noite desta sexta (27).

A estratégia alcançará todas as pessoas da faixa etária igual ou superior a 90 anos que tomaram a segunda dose da vacina nos últimos seis meses. Essa aplicação adicional atende a uma recomendação das autoridades de saúde em função da queda no índice de proteção que os antígenos ofereciam inicialmente, mesmo esse público estando completamente vacinado.

Além disso, a iniciativa é apontada como necessária devido à variante Delta, que surgiu inicialmente na Índia, e vem provocando aumento de casos de Covid-19 em todo o mundo.

Bruno Reis detalhou que mesmo os idosos que tomaram duas doses da Coronavac logo no início da campanha de vacinação, desta vez, receberão a terceira aplicação com imunizantes fabricados por outros laboratórios – a medida não oferece riscos à saúde.

“Muitos idosos foram vacinados com a Coronavac e hoje foi aprovado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a aplicação da terceira dose de Oxford e Pfizer nesse público, que já tem mais de seis meses que tomou a vacina”, assegurou.

Jovens de 17 anos

O prefeito reforçou que a capital baiana prosseguirá com a vacinação dos adolescentes com idade a partir de 17 anos neste sábado (28) e que o município manterá a estratégia de antecipação da segunda dose. Dessa forma, ainda hoje (28), poderá tomar a dose de reforço quem tem no cartão de vacinação data de retorno para tomar a segunda dose de Oxford e Pfizer (até 5 de setembro) e Coronavac (até o dia 29 de agosto).

O chefe do Executivo municipal divulgou, ainda, o balanço de vacinados contra a Covid-19 na capital. Atualmente, 95% da população adulta da cidade está vacinada com a primeira dose e 43% está totalmente vacinada.

No entanto, o número de pessoas aptas para a imunização e que sequer foram iniciar o esquema vacinal ainda preocupa: 98 mil cidadãos acima de 18 anos ainda não compareceram a um dos pontos fixos ou drive-thrus montados para a estratégia.

Leia também:

Covid-19: vacinação de adolescentes com 17 anos segue neste sábado (28) em Salvador

Fonte: todabahia.com.br/aplicacao-da-3a-dose-em-idosos-a-partir-de-90-anos-tera-inicio-na-segunda-30-em-salvador