Guarda Civil Municipal de Salvador conclui curso de operadores de drones

Da Redação

A Guarda Civil Municipal (GCM) promoveu, nesta semana, mais um curso de operação de drones para agentes do órgão. Desta vez, os guardas lotados no Grupamento de Rondas da Capital (Rondac) e do Grupamento Especial de Motociclistas (GEM) participaram da capacitação, que contou com dois dias de aulas teóricas, no Parque da Cidade, e um dia de aula prática, nesta quarta-feira (9), nas quadras da Boca do Rio.

O curso foi ministrado pelo GCM Fred Miranda e as aulas abordaram aplicações, regulamentação pertinente, planejamento e segurança de voo, diagrama da aeronave, procedimentos e ferramentas aplicadas a missões reais e aplicativo de voo: diagnóstico e especificações. Todo o curso foi realizado através da Gerência de Desenvolvimento Humano (Gedhu).

Segundo Miranda, todos os agentes que passam pelo curso já podem iniciar as operações de forma segura, responsável, e com conhecimento nas operações em geral. Para o instrutor, foi perceptível a evolução das duas turmas após o contato inicial com o equipamento, no primeiro dia de aula.

“Inicialmente eles chegam com uma imagem do drone como um equipamento para fins recreativos, onde informações sobre o manuseio da plataforma já são suficientes. Mas, no decorrer das atividades, conseguimos passar o teor da responsabilidade e riscos no acesso ao espaço aéreo e as aplicações em suas atividades. No final, foi possível ver o amadurecimento da turma”.

Tecnologia

Miranda explica que a tecnologia para segurança pública vai trazer uma nova perspectiva através do uso da aeronave. Com isso será possível planejar e executar de forma otimizada as operações, avaliando o material antes de cada intervenção.

“Com essa perspectiva, é possível empregar de forma correta a quantidade de efetivo a ser deslocada, além de verificar os pontos de abordagem e as rotas. A ferramenta não oferece só imagens aéreas, mas leva ao gestor uma visão diferenciada do local a ser vistoriado”.

Fonte: www.todabahia.com.br/guarda-civil-municipal-de-salvador-conclui-curso-de-operadores-de-drones