Roseana Sarney é alvo de golpe no WhatsApp

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) publicou ainda pouco, pelas redes sociais, que teve seu WhatsApp clonado nesta terça-feira, 15. Segundo ela, os bandidos estão pedindo dinheiro em seu nome. “Desconsiderem qualquer tipo de mensagem”, alertou. 

O golpe acontece da seguinte forma: uma pessoa envia mensagem dizendo ser funcionário de site de compra, o golpista entra em contato e pede que a vítima digite um código de seis números para supostamente ativar um anúncio; esse código é a verificação do WhatsApp e com ele o criminoso consegue clonar a conta do consumidor.

Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da vítima pedindo dinheiro em nome dela. Na maioria das vezes, o infrator pede dinheiro para parentes e conhecidos, simulando alguma necessidade urgente.

De acordo com o secretário de defesa do consumidor, Fernando Capez, os golpes pela internet e pelas redes sociais estão muito mais frequentes nesse momento de pandemia. “É preciso que o consumidor desconfie sempre, redobre a atenção e nunca forneça senhas ou sequência de números”, alerta. Caso tenha sido vítima deste golpe, a pessoa deve entrar em contato com [email protected] e pedir a desativação temporária da conta.

Saiba como se proteger

1- Não forneça dados, senhas, códigos etc;

2 – Reforce a segurança no celular contra as ameaças digitais. Há antivírus gratuitos no mercado e aplicativos que enviam alertas de segurança para seus usuários sempre que sofrem uma tentativa de clonagem de WhatsApp;

3- Não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;

4- Ative a autenticação em dois fatores, disponível no próprio WhatsApp, para aumentar a segurança da conta e evitar clonagens;

5- Não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;

6 – Na dúvida, verifique se um link é falso.

Fonte: oimparcial.com.br/cidades/2021/06/roseana-sarney-e-alvo-de-golpe-no-whatsapp