Rui entrega obra de contenção de encosta em Marechal Rondon, em Salvador – Toda Bahia

Da Redação

Na manhã desta terça-feira (14), o governador Rui Costa (PT) entregou uma obra de contenção de encosta na Rua Lígia Maria, no bairro de Marechal Rondon. A obra contou com investimento de R$ 2,9 milhões e irá beneficiar cerca de dois mil moradores da região. Após a entrega, o governador visitou outra obra de contenção que está sendo executada no mesmo bairro, na Rua do Golfo, prevista para ser entregue em outubro de 2021.

“Esta é uma obra que salva vidas humanas e também de organização ambiental, como a requalificação que está sendo feita no Dique do Cabrito, aqui no entorno. Além disso, o projeto de urbanização contempla equipamentos de lazer para a comunidade, como campo de futebol e pistas de caminhada. Esta é uma área muito bonita da cidade que estava esquecida, e que agora está sendo recuperada pelo Governo do Estado, tendo como principal objetivo oferecer mais dignidade aos moradores desta região”, destacou Rui Costa.

A obra possui uma extensão de cinco mil metros de solo grampeado e contempla a implementação de dispositivos de drenagem pluvial, o que impede que as águas de chuvas se infiltrem na encosta, evitando novos deslizamentos. Outras melhorias foram executadas, como instalação de escadaria em concreto, com corrimão metálico, além de mureta guarda-corpo e caminho em concreto.

Na parte inferior da encosta, na região do Dique do Cabrito, o Governo do Estado vem investindo também em projeto de macrodrenagem e urbanização, totalizando recursos de cerca de R$ 35 milhões. São intervenções programadas para minimizar o drama recorrente na vida de milhares de famílias, que são afetadas por inundações e alagamentos nos períodos de chuva mais intensas na região.

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, ressaltou a segurança que as obras oferecem aos moradores da área.”As pessoas passam a ter mais tranquilidade em suas casas. Nessas últimas chuvas que caíram em Salvador, por exemplo, não foi registrado nenhum desabamento com morte. Isso é resultado do trabalho do Governo do Estado, que está fazendo contenção de encostas em quase toda a cidade de Salvador”, afirmou.

Fonte: todabahia.com.br/rui-entrega-obra-de-contencao-de-encosta-em-marechal-rondon-em-salvador