São Luís ganha semáforo acessível na Rei de França

É dever do Poder Público promover ações que garantem acessibilidade e autonomia às pessoas com deficiência. Assim, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) iniciou a implantação de um semáforo acessível, com botões que emitem sinais sonoros, vibrações e estímulos visuais para auxiliar os pedestres ao atravessarem a rua. 

“Além da segurança ofertada aos pedestres, o equipamento também possui outra vantagem: o de interromper o fluxo de veículos apenas quando for necessário, ou seja, apenas quando tiver alguém, querendo fazer a travessia na faixa de pedestres, evitando a parada desnecessária dos veículos e, assim, garantindo a fluidez do trânsito”, explicou o titular da SMTT, Diego Baluz.

Atualmente, o sinal está em funcionamento como projeto piloto, implantado na Avenida São Luís Rei de França, no Turu, em frente a um shopping center, onde há fluxo intenso de veículos e pedestres, principalmente em horários de pico. 

Dispositivo foi instalado na Av. São Luís Rei de França. (Foto: Biné Morais)

O semáforo tem a função de avisar o controlador que existe demanda de travessia, quando acionado por meio de uma botoeira. Ao pressionar o botão, o equipamento emitirá vibração e, em seguida, som de bip compassado, indicando que o recurso foi acionado. O som do bip diminuirá os intervalos, de forma que o pedestre fique ciente do tempo para concluir a travessia.

Para a implantação adequada do semáforo com botoeira, também foram necessárias algumas adequações no local, como a instalação de rampas com inclinação dos dois lados da pista do piso podotátil, com faixas em alto-relevo para fornecer auxílio na locomoção de pessoas com deficiência visual.

Fonte: oimparcial.com.br/cidades/2021/11/sao-luis-ganha-semaforo-acessivel-na-rei-de-franca