Especial Férias: Serviço especializado e unidades de apoio ao turista – Governo do Estado do Ceará

Especial Férias: Serviço especializado e unidades de apoio ao turista

Ascom SSPDS – Texto e Fotos

Fortaleza é conhecida como uma das Capitais mais acolhedoras do Nordeste, e também, um dos destinos mais procurados pelos turistas de todo o mundo. Neste mês de férias, a política de isolamento social rígido continua, mas com algumas flexibilizações. Com isso, os espaços públicos e turísticos da cidade acolhem a população e visitantes neste mês de férias. Para isso, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), oferece a todos aqueles que visitam a cidade os seus serviços por meio de profissionais habilitados em idiomas diferentes – inglês, espanhol e francês, além de uma estrutura acessível a todos.

“A Deprotur é a unidade da Polícia Civil responsável pela proteção ao turista e investiga os crimes em que o turista for a vítima. Caso ele seja vítima de algum crime, deve procurar a delegacia para que possamos agir o mais rápido possível. Em Fortaleza, ele deve procurar a Deprotur, e em outras regiões do Estado, ele pode procurar a delegacia da região. Como o turista tem data para retornar para sua cidade, o ideal é que não seja realizado o Boletim Eletrônico (B.O.E), mas sim que ele se dirija à Deprotur ou à delegacia mais próxima”, explica Camila Carvalho, delegada titular da Deprotur.

Funcionando desde dezembro de 2014, na Rua Costa Barros, 1971, no bairro Aldeota, a Deprotur vem atuando no combate aos crimes que têm como alvo os turistas em geral, além de promover operações de combate a furtos em hotéis e pousadas.

“O serviço prestado é de Polícia Judiciária, que é a investigação dos crimes. A nossa atribuição é especializada por conta da condição da vítima, que é aquela pessoa que está fora do seu estado, do seu país. Temos uma equipe poliglota, que fala fluentemente inglês, espanhol e francês, para atender e acolher da melhor forma durante as ocorrências”, ressalta a delegada.

Neste mês de recesso escolar e procura dos turistas pelas praias do Estado é importante fazer um alerta aos que estão em viagem sobre alguns cuidados.

“Nossa prioridade é o atendimento ao turista, além de procurar apurar todos os incidentes que ocorrem com eles, instaurando inquérito e procurando fazer essa recuperação dos pertences subtraídos ou roubados”, frisa a titular.

1. Sempre esteja atento aos seus pertences pessoais, nunca deixando bolsas, carteiras, celulares, tabletes sobre mesas, cadeiras, ou outros locais fora do seu campo de visão. 2. Tenha cuidado ao transportar dinheiro. Leve consigo uma quantidade mínima, só aquilo que for usar, e prefira cartões de crédito ou de débito.

3. Se for pegar um carro de aplicativo ou qualquer outro transporte, tenha uma ideia da rota. Quando fizer uma viagem desse tipo, compartilhe-a com um conhecido, por meio do recurso disponível na ferramenta. Outro cuidado é guardar a placa do veículo e o nome do motorista.

4. É importante também que o estrangeiro troque moedas em casas de câmbio oficiais, nunca na rua.

5. Faça pacote turístico ou reserva de casas ou apartamentos a partir de empresas cadastradas e aptas para exercer a função. Pesquise antes de fechar qualquer negócio.

6. Não caminhe próximo a locais de pouca movimentação e não reaja em caso de assalto.

7. Em viagens em família, é importante que os pais ou responsáveis pela criança não deixem os pequenos afastados.

8. Ao sair, não deixe o copo, com qualquer tipo de bebida, exposto. Sempre leve-o consigo.

A Delegacia Especializada informa que caso ocorra algum incidente, a vítima pode registrar seu Boletim de Ocorrência (B.O) também no 2º Distrito Policial, unidade plantonista que funciona no mesmo prédio da Deprotur, ou em qualquer unidade da Polícia Civil mais próxima.

Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) Horário: 8h às 18h Plantão: Unidade do 2º Distrito Policial, que fica no mesmo endereço da Deprotur Endereço: Rua Costa Barros, 1971 – Aldeota Contato: (85) 3101-2488.

Voltar ao topo

Compartilhar

Fonte: www.ceara.gov.br/2021/07/21/especial-ferias-servico-especializado-e-unidades-de-apoio-ao-turista