Mostra Pulsar – evento de formatura do curso técnico em dança do CCBJ lança sete videodanças – Governo do Estado do Ceará

Mostra Pulsar – evento de formatura do curso técnico em dança do CCBJ lança sete videodanças

Em 2021, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com o Porto Iracema das Artes, celebra a formatura da primeira turma do Curso de Técnico em Dança (CTD/CCBJ) da Escola de Cultura e Artes (ECA) com a Mostra Pulsar, que reúne sete videodanças desenvolvidas pelos(as) intérpretes-criadores(as) e concludentes do curso. O evento acontece presencialmente, na Praça Central do CCBJ, nos dias 19 e 20 de novembro, às 18h, com transmissão ao vivo pelo Youtube CCBJ.

No dia 19 de novembro haverá a solenidade de formatura com a entrega dos certificados das alunas e alunos, além da exibição das videodanças. O primeiro dia da Mostra Pulsar será destinada, exclusivamente, para convidados e convidadas: alunos e alunas do CTD, familiares, representações dos equipamentos e órgãos parceiros e equipe CCBJ, porém com acesso aos demais interessados através de transmissão pelo Youtube CCBJ.

Já o segundo dia da Mostra Pulsar será aberto ao público geral, com capacidade máxima de 100 pessoas. . No segundo dia do evento, os concludentes e intérpretes-criadores irão compartilhar com o público suas concepções sobre os processos criativos das videodanças. As videodanças lançadas e exigidas serão: “Território da Paz”, “Tela em Branco”, “Frivião”, “Inefável”, “O Corpo que Coabito”, “Espuma” e “Gatilho”. Após o momento presencial, o bate-papo será posteriormente disponibilizado no canal do CCBJ no YouTube.

E detalhes de cada trabalho, ficha técnica, fotos, vídeos, bastidores e muitas informações sobre o Curso Técnico em Dança (CTD – CCBJ/Porto Iracema das Artes), você poderá acessar o site do CCBJ e conhecer a aba especial do CTD e da Mostra Pulsar : https://bit.ly/MostraPulsarCTDCCBJ. As videodanças serão disponibilizadas no canal do CCBJ no YouTube por tempo limitado, ficando disponíveis para o público geral de 19 a 28 de novembro.

Para as ações presenciais é obrigatório, conforme os protocolos sanitários, que os participantes apresentem o cartão de vacina contra a covid-19 na entrada ou apresentem teste negativo de pelo menos dois dias antes do evento, usem máscaras durante todo o evento, mantenha o distanciamento social de pelo menos 1 metro, faça a aferição da temperatura na entrada e siga os protocolos de higienização. A pandemia da Covid-19 ainda é uma realidade e é muito importante a manutenção dos protocolos.

O Curso de Técnico em Dança (CTD/CCBJ) é realizado em parceria com o Porto Iracema das Artes e é o primeiro curso técnico em dança localizado numa periferia de Fortaleza. O curso propõe uma imersão no fazer-pensar da dança com o intuito de formar artistas capazes de atuar em dança como intérpretes/criadores, mobilizando saberes práticos e teóricos aplicáveis em contextos artísticos, técnicos, culturais e sociais contemporâneos.

A Mostra Pulsar reúne sete videodanças desenvolvidas pelos(as) intérpretes-criadores (as) e concludentes, que estão batalhando, extraordinariamente, desde a concepção escrita, corporal, roteirização até a finalização das obras para a conclusão do Curso Técnico em Dança (CTD). Os trabalhos finais do CTD foram motivados a partir da relação dança e vídeo, idealizados para atender as necessidades do processo de criação artística dos(as) intérpretes-criadores(as), tendo em vista o cenário das aulas remotas ocasionadas pela pandemia da COVID-19.

Os concludentes foram orientados pela professora orientadora Andreia Pires e pelo professor de realização em audiovisual, direção de fotografia e edição da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, Luis Ramon, com o acompanhamento de toda a equipe do Programa de Dança do CCBJ, incluindo a equipe pedagógica, composta pelo gerente da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, Joaquim Araújo, a coordenadora de Dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, Silvana Marques e Paloma Bezerra, assistente pedagógica da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. O evento é uma realização das equipes do CCBJ e das Casas de Cultura parceiras (Teatro José de Alencar, Cineteatro São Luís e Instituto Cuca).

 

MOSTRA PULSAR – EVENTO DE FORMATURA DO CURSO TÉCNICO EM DANÇA DO CCBJ LANÇA SETE VIDEODANÇAS

Data: 19 e 20 de novembro, às 18h.

19/11 – Solenidade da entrega dos certificados com entrada exclusiva para convidados (as);

20/11- Bate-papo presencial, aberto ao público, com capacidade de até 100 pessoas e posteriormente, disponível no YouTube CCBJ.

Local: Praça Central do Centro Cultural Bom Jardim, Rua 3 Corações, 400 – Grande Bom Jardim.

 

Fonte: www.ceara.gov.br/2021/11/17/mostra-pulsar-evento-de-formatura-do-curso-tecnico-em-danca-do-ccbj-lanca-sete-videodancas