Paraíba confirma primeiro caso da variante Alpha do coronavírus em circulação no estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, nesta terça-feira (15), que a variante Alpha do novo coronavírus, proveniente do Reino Unido, está em circulação na Paraíba. Um caso foi confirmado entre 52 amostras que foram enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e ao Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará. Apesar da nova descoberta, a variante P1, identificada em Manaus (AM), ainda é a que prevalece em todo o estado atualmente.

De acordo com a SES, a variante Alpha, da linhagem B.1.1.7, foi identificada em um jovem de 19 anos, que reside em João Pessoa, e sem histórico de viagens para Europa. O primeiro caso dessa cepa foi confirmado em dezembro de 2020 no Brasil.

Após a confirmação da circulação da variante Alpha na Paraíba, nesta terça-feira (15), feita pela Secretaria de Saúde, o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, alertou para um cenário ainda mais preocupante, já que essa variante tem uma capacidade de contaminação muito mais alta.

“Como se trata de uma variante com uma capacidade de transmissibilidade e propagação maior que as demais, a tendência é ter mais paraibanos que adoeçam da Covid-19, e consequentemente que necessitem de leitos hospitalares”, explicou.

Apesar da nova descoberta, o gestor destaca que a variante P1, ainda é a mais predominante e que a vacina é eficaz para ajudar na prevenção ao vírus.

“Todas as vacinas disponíveis protegem contra essas variantes. Não há nenhum trabalho comprovando o contrário”, explicou.

Reunião: Vem aí novo decreto

O secretário Geraldo Medeiros informou ainda que ele e outros secretários de Estado estarão reunidos com o governador João Azevêdo para definir os pontos do novo decreto estadual de combate à transmissão do novo coronavírus. As reuniões acontecerão nesta quarta-feira (16) e na quinta-feira (17).

“Vamos estudar na quarta e quinta e discutir o novo decreto com o governador e alguns secretários estaduais”, explicou.

Ele adiantou que participarão das reuniões os secretários da Fazenda, de Comunicação Social, de Saúde e o procurador Geral do Estado, Fábio Andrade.

Fonte: Redação, com G1/PB Enviar no WhatsApp

Fonte: paraibaempauta.com.br/noticia/20031/paraiba-confirma-primeiro-caso-da-variante-alpha-do-coronavirus-em-circulacao-no-estado.html