Paraíba registra sete feminicídios no mês de agosto, e casos indicam 70% das mortes de mulheres

Apenas no mês de agosto, sete feminicídios foram registrados na Paraíba. Os dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace), da Polícia Civil, mostram que o número é muito superior ao de mulheres vítimas de homicídios doloso. Os dados foram solicitados pelo G1 via Lei de Acesso à Informação.

Ao todo, dez mulheres foram assassinadas no mês de agosto, sendo sete feminicídios e três homicídios dolosos. A diferença é que, no primeiro crime, há uma motivação de gênero que leva à morte. A mulher morre por ser mulher. No homicídio doloso, a mulher é morta por outros motivos. Em agosto, os feminicídios representaram 70% dos crimes contra mulheres.

No mês de julho, numa contramão do que acontece com frequência em todos os meses do ano, nenhum feminicídio foi registrado, de acordo com a Polícia Civil. Pelo menos desde de 2019, período em que o G1 começou a acompanhar, mês a mês, os números de feminicídos registrados na Paraíba, o estado zerou as estatísticas no mês passado, voltando a registrar um alto número de casos em agosto.

Em todo o ano de 2021, de janeiro a agosto, 24 feminicídios já foram registrados, sendo agosto o mês que apresentou maior quantidade de casos. Além disso, 32 mulheres já foram assassinadas em casos investigados como homicídio doloso, totalizando 58 mulheres mortas, considerando que também houve dois latrocínios.

Comparação com 2020

No mesmo período de 2020, de janeiro a agosto, 56 mulheres foram mortas por crimes letais intencionais em toda a Paraíba, dois casos a menos que em 2021. Do total, 21 casos estavam sendo investigados como feminicídios, contra 24 em 2021.

Em relação ao mês de agosto, seis mulheres foram mortas, quatro casos a menos que em 2021, e três feminicídios foram registrados, número 42% superior.

Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência da violência doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualificação do crime de homicídio em 2015 e é considerado crime hediondo.

Fonte: Com G1/PB Enviar no WhatsApp

Fonte: paraibaempauta.com.br/noticia/28124/paraiba-registra-sete-feminicidios-no-mes-de-agosto-e-casos-indicam-70-das-mortes-de-mulheres.html