Programa de Proteção a Defensoras e Defensores dos Direitos Humanos confirma inclusão de padres – Governo do Estado do Ceará

Programa de Proteção a Defensoras e Defensores dos Direitos Humanos confirma inclusão de padres

Ascom SPS

Os padres Lino Allegri e Oliveira Braga Rodrigues, da Paróquia da Paz, receberam, nesta quarta (21), a confirmação de inclusão no Programa de Proteção a Defensoras e Defensores dos Direitos Humanos. A solicitação havia sido feita à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) após ameaças e hostilizações contra os sacerdotes. Na última segunda, eles estiveram com a titular da SPS, Socorro França, e a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes, para conhecer o programa e outros serviços de acolhimento que o órgão disponibiliza.

“Situações como as vivenciadas pelos padres são inaceitáveis. A SPS, atendendo determinação do governador Camilo Santana, esteve desde o início acompanhando e oferecendo os serviços de acolhimento e atendimento. Nossa luta sempre será pela garantia dos direitos humanos”, pontua a titular da SPS, Socorro França.

A secretária-executiva da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes, reforça que o programa conta hoje com 66 pessoas protegidas, todas relacionadas à defesa dos direitos humanos. “É inconcebível que pessoas sejam hostilizadas ou ameaçadas pela defesa de direitos que são coletivos, lutas que deveriam ser de todas e todos nós”, pontua.

O PPDDH é um dos quatro programas que integram o Sistema Estadual de Proteção a Pessoa. Além dele, há o Programa de Proteção a Pessoas e Testemunhas Ameaçadas (Provita), Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) e o mais recente Programa de Proteção Provisória (PPPro). O Ceará é o único Estado a contar com um programa provisório, que é mantido exclusivamente com recursos estaduais.

Voltar ao topo

Compartilhar

Fonte: www.ceara.gov.br/2021/07/21/programa-de-protecao-a-defensoras-e-defensores-dos-direitos-humanos-confirma-inclusao-de-padres