Projeto Ampliares: inscrições para Residência em Medicina Intensiva iniciam neste sábado (10) – Governo do Estado do Ceará

Projeto Ampliares: inscrições para Residência em Medicina Intensiva iniciam neste sábado (10)

Jackson de Moura – Ascom ESP/CE – Texto Deborah Muniz -Arte gráfica

Começam neste sábado (10) as inscrições para o processo seletivo extemporâneo de vagas de Medicina Intensiva para a Residência Médica do Estado do Ceará (Resmed/CE). A seleção é realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Apoio às Residências em Saúde (Ares).

Como parte do programa Ampliares – Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde, são ofertadas 11 vagas, distribuídas em Fortaleza, Sobral, Quixeramobim e Juazeiro do Norte. As inscrições seguem até as 18h da próxima segunda-feira (12). A prova está prevista para 25 de julho deste ano.

Com duração de três anos, o Programa de Medicina Intensiva tem como novidade o acesso direto, ou seja, não tem outras residências como pré-requisito.

As informações referentes ao processo seletivo estão disponíveis neste endereço eletrônico. A página é o único local para as divulgações oficiais da seleção, tais como eventuais aditivos e/ou correções, listas de participantes, locais de exame e outros informes.

As novas vagas de Residência em Medicina Intensiva ocorrem em caráter extemporâneo. O processo seletivo, que ocorre periodicamente ao fim de cada ano, foi criado em caráter excepcional, considerando o atual cenário da pandemia pela Covid-19.

O quadro aumentou o perfil epidemiológico das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Brasil, causando impacto direto na saúde pública. Há, em todo o País, baixo número de médicos intensivistas, fato que ficou mais palpável durante a pandemia. Daí a necessidade de incentivo à formação profissional na área.

O programa Ampliares tem a meta de capacitar residentes em Saúde no Estado e alcançar cobertura das cinco Regiões de Saúde do Ceará. O projeto é uma parceria entre a Sesa e a ESP/CE. A ideia é fortalecer a rede de atenção, de acordo com as necessidades regionais, por meio da qualificação da formação de profissionais residentes. Atualmente, as vagas em residência médica são distribuídas em oito municípios: Sobral, Juazeiro, Barbalha, Iguatu, Quixeramobim, Caucaia, Itapipoca e Fortaleza.

Enquanto programa de residência médica, o Ampliares funciona como um treinamento em serviço. A iniciativa engloba especialidades como Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Neonatologia, Medicina de Emergência, Medicina de Família e Comunidade (MFC), Psiquiatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina Intensiva e Cardiologia. Boa parte das atividades práticas são desenvolvidas no próprio serviço. Os residentes são acompanhados por um grupo de supervisores e preceptores também orientados pela ESP/CE.

Residência Médica em Medicina Intensiva Acesso direto: 3 anos de duração Vagas: 11 Período de inscrições: de 10 de julho até as 18h de 12 de julho Prova: 25 de julho de 2021 Edital, informes e inscrições: resmedceara.ufc.br/ares

Voltar ao topo

Compartilhar

Fonte: www.ceara.gov.br/2021/07/09/projeto-ampliares-inscricoes-para-residencia-em-medicina-intensiva-iniciam-neste-sabado-10