Proposta de criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Urca é entregue por comissão à Reitoria – Governo do Estado do Ceará

Proposta de criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Urca é entregue por comissão à Reitoria

Ascom Urca

A Universidade Regional do Cariri (Urca) realizou, nesta terça-feira (24), solenidade de entrega da proposta de criação do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Instituição. A comissão de elaboração da proposta entregou o documento ao Reitor da Urca, professor Francisco do O’ de Lima Júnior, e ao vice-reitor, Carlos Kleber de Oliveira, em reunião no Gabinete da Reitoria, também com a presença do chefe de Gabinete, professor Edmar Pinheiro.

Recentemente foram criados os cursos de Medicina e Turismo, aprovados pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e que já estão inseridos no Processo Seletivo Unificado da universidade, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro deste ano.

A proposta nasce, conforme destacou a comissão do projeto pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo, coordenada pelo Prof. Ms. Bruno Barbosa de Oliveira – Urca, dentro dos anseios e das necessidades da região, no intuito de valorização também do patrimônio histórico e cultural.

O reitor parabenizou a equipe pelo grande trabalho e ressaltou que as decisões nascem de ideias pactuadas, levando-se em consideração as demandas locais, visando promover o desenvolvimento regional. Ainda afirmou que as outras questões que envolvem necessidades de outros cursos da instituição estão inseridas no processo de busca permanente e planejamento para a promoção institucional e fortalecimento da Universidade.

O vice-reitor Carlos Kleber destacou a importância desse trabalho desde o seu nascedouro e parabenizou a equipe de elaboração, que contemplou as necessidades diante do que a Urca poderá oferecer como estrutura para o funcionamento do curso.

Após passar pelas instâncias superiores da Universidade e aprovação do Conselho Estadual de Educação (CEE), o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Urca irá fazer parte do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Irá funcionar no campus Crajubar, em Juazeiro do Norte. Ainda não há previsão de funcionamento porque a proposta deverá ser avaliada na próxima reunião do Conselho de Pesquisa e Extensão (Cepe) e também pelo Conselho Superior da Universidade (Consuni).

Conforme o reitor, dentro do cronograma da Universidade, o planejamento é inserir o curso no primeiro vestibular de 2022, que traz uma proposta inovadora de formar profissionais que atuem dialogando com o urbanismo inclusivo e acessível, com projetos arquitetônicos contemporizados ao convívio com os patrimônios históricos e naturais, à sustentabilidade, dentre outros elementos.

O apoio do Governo do Ceará e o envolvimento da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Inovação (Secitece) na expansão da Universidade têm sido fundamentais.

 

Voltar ao topo

Compartilhar

Fonte: www.ceara.gov.br/2021/08/24/proposta-de-criacao-do-curso-de-arquitetura-e-urbanismo-da-urca-e-entregue-por-comissao-a-reitoria