Cônsul Geral da Turquia em São Paulo, Gürsel Evren: "a gastronomia

A variedade e a riqueza de aromas já está presente no café da manhã turco (Crédito: Mary Ellen – DT)

O cônsul geral da Turquia em São Paulo, Gürsel Evren, recebeu jornalistas na residência oficial para um café da manhã. Na ocasião, foi possível conhecer a fantástica gastronomia do destino através da socialização e da união entre as pessoas. O café da manhã turco consiste em uma grande variedade de pratos doces e salgados, como azeitonas, queijos e geleias, acompanhados de pães típicos e do çay (chá preto turco) servido em tradicionais xícaras de vidro em forma de tulipa.

por Mary Ellen Aquino, (com REDAÇÃO do  DIÁRIO)

Evren assumiu o cargo em setembro de 2020 e de lá para cá vem desempenhando à risca – apesar da pandemia – suas funções consulares, que é promover a cultura, o turismo e as tradições turcas para o povo brasileiro e especialmente para o paulistano.

“A , que está situada na encruzilhada de muitas civilizações e que foi a capital de três impérios, tem uma rica história, cultura e tradições. Nesse sentido, podemos dizer que a gastronomia turca é considerada uma das melhores do mundo”, disse Gürsel ao DIÁRIO. “Turistas de todo o mundo visitam nosso país,  não apenas para ver os atrativos turísticos locais, mas também movidos pelo desejo de experimentar a rica culinária turca, da qual o café da manhã turco é protagonista”, acrescentou, durante a simpática recepção.

imagem03-01-2022-11-01-39
imagem03-01-2022-11-01-39
O çay (chá preto turco) servido em tradicionais xícaras de vidro em forma de tulipa (Crédito: Mary Ellen)

Com o objetivo de retratar a hospitalidade e a amizade do povo turco com o povo brasileiro, o DT publica abaixo a entrevista que a repórter Mary Ellen realizou com Gürsel Evren.

DIÁRIO – Como você abriria as portas da Turquia para o turista brasileiro que deseja turismo cultural e histórico?

A Turquia é um país extremamente rico em história e cultura. O país está situado em um paraíso de patrimônios culturais e naturais de valores universais que são considerados patrimônio comum de toda a humanidade. A Turquia tem o privilégio de ser um país muito valioso em todo o mundo com sua história milenar, códigos culturais, pesquisas geográficas, extensões e seu patrimônio cultural, que é a marca mais importante do país. A Turquia é o berço da civilização. São inúmeras as opções de turismo cultural e histórico em todo o país. Temos mais de 300 museus, cisternas, sítios arqueológicos e palácios. Em Istambul, você encontrará alguns dos pontos turísticos mais famosos do mundo: Palácio e Museu de Topkapi, um antigo palácio otomano transformado em museu em 1924, a Cisterna da Basílica, a maior de uma série de cisternas construídas no período bizantino no século 6, ou a obra-prima icônica de Istambul, a Grande Mesquita de Hagia Sophia, uma catedral romana construída em 537, convertida em Mesquita Imperial em 1453, agora servindo como uma mesquita novamente, era o maior edifício e a estrutura em cúpula mais alta do mundo na época e uma maravilha da engenharia pela tecnologia disponível.

imagem03-01-2022-11-01-40
imagem03-01-2022-11-01-40
Consul Geral em São Paulo, Gursel Evren em seu gabinete (Crédito: assessoria consular)

DIÁRIO – Cite outros pontos turísticos que valem a viagem à Turquia.

Claro, outros pontos turísticos impressionantes são a Mesquita Azul (Mesquita Sultan Ahmet), Hipódromo Romano, Palácio Dolmabahçe, Cisterna da Basílica Subterrânea (Yerebatan), Torre Galata, etc. Estas são algumas das atrações turísticas encontradas apenas na cidade de Istambul. São milhares de opções de turismo cultural e histórico em todo o país.

Outro destino conhecido e muito importante no turismo cultural e histórico é a Capadócia, um dos principais pontos turísticos da Turquia. A Capadócia é famosa por diversos motivos, dentre eles podemos citar suas “chaminés de fada”, altas formações rochosas em formato de cone, um fenômeno geográfico formado por erupções vulcânicas, suas cidades subterrâneas, com abundante número de cavernas naturais e artificiais e, é claro, os famosos passeios de balão, onde é possível observar tudo isso lá do alto.

Outro lugar importante a ser mencionado é Éfeso, uma das cidades portuárias mais importantes do Império Romano. Caminhar por suas ruínas nos leva a uma viagem no tempo e cada detalhe é impactante. Ruas e avenidas repletas de fontes monumentais e estátuas se sucedem e nos dão uma ideia do esplendor da cidade, que outrora abrigou o Templo de Ártemis, uma das sete maravilhas da antiguidade.

DIÁRIO – Quais os principais destinos de turismo religioso na Turquia?

Ao longo da história, a Turquia hospedou milhares de pessoas, inúmeras culturas e, hoje, uma grande variedade de monumentos importantes estão espalhados por todo o país. De templos antigos a mesquitas modernas, a Ásia Menor desempenhou um papel significativo na história das religiões com sua espiritualidade e seus inúmeros locais sagrados que remontam a muitos séculos.

Istambul, por exemplo, é uma cidade onde o oriente encontra o ocidente, portanto, hospeda várias crenças e culturas que podem lançar luz sobre os estudos de conceitos religiosos e sociologia. 

Em Konya temos a tumba do grande Celaleddin Mevlana Rumi, que é considerado um dos grandes filósofos místicos do mundo, e sua poesia e escritos religiosos estão entre os mais amados e respeitados no islamismo.

Edirne foi um dos Capitólios do Império Otomano, portanto, hospeda importantes monumentos históricos da fé como a Mesquita Üç Serefeli, a Mesquita Bayezid II, a Mesquita Antiga e muitos outros monumentos religiosos. A Mesquita Selimiye, construída pelo mestre arquiteto imperial Sinan quando ele tinha 80 anos, conhecida como sua obra-prima, é uma das obras da arte turco-otomana e também da história da arquitetura mundial.

Temos outros inúmeros exemplos de fé religiosa, como a Mersin-Tarso, onde São Paulo nasceu, Izmir e Selçuk, a Casa da Virgem Maria, além disso, a Basílica de São João (a tumba de São João, um dos seguidores de Jesus).

É importante destacar aqui que a Capadócia é provavelmente um dos lugares mais importantes que São Paulo visitou durante seus trinta anos de viagem missionária. Foi nesta cidade que São Paulo fundou a primeira igreja. A Capadócia é uma das principais atrações turísticas da Turquia, com formações rochosas naturais, várias igrejas esculpidas na rocha macia e esplêndidos afrescos nas paredes das igrejas. Existem mais de 2.200 igrejas trogloditas no Vale de Göreme, Zelve, Çavusin, Ortahisar, İbrahimpasa, Mustafapasa, Yesilöz e Akçasaray.

E para finalizar os atrativos do turismo religioso, temos o Trabzon-Monastério de Sumela O milenar Monastério da Virgem Maria situado em Sumela que está entre os pontos turísticos mais impressionantes da costa do Mar Negro da Turquia e é um importante local de peregrinação ortodoxa grega.

imagem03-01-2022-11-01-40
imagem03-01-2022-11-01-40
A mesquita de Hagia Sophia (Crédito: assessoria consular)

DIÁRIO – Quais os requisitos para o brasileiro entrar na Turquia, hoje?

A Turquia está aberta desde 15 de novembro e não exige mais quarentena para passageiros vindos do Brasil totalmente vacinados. No entanto, vindo do Brasil, é necessário apresentar, no momento do embarque, por ordem de importância: teste PCR negativo feito 72 horas antes da chegada à Turquia; comprovante de vacinação comprovando que o passageiro tomou, há pelo menos catorze dias, duas doses da vacina aprovada para uso emergencial pela OMS ou Turquia (aceitam-se todas as vacinas aplicadas no Brasil). No caso da vacina Janssen, basta comprovar 1 dose da vacina;

É preciso também preencher a declaração de saúde disponível no site: https://register.health.gov.tr/.

Maiores informações consultar:

    Artigo anterior

    CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

    TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

    + 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

    RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

    Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

    Conteúdo exclusivo

    10 de dezembro de 2021 10 de dezembro de 2021 10 de dezembro de 2021

    Recentes

    3 de janeiro de 2022 3 de janeiro de 2022 3 de janeiro de 2022

    Fonte: diariodoturismo.com.br/consul-geral-da-turquia-em-sao-paulo-gursel-evren-a-gastronomia-turca-e-uma-das-melhores-do-mundo