Convenção da Federação PSDB/Cidadania oficializa apoio a Tebet por unanimidade – Hora do Povo

Os ex-ministros Bruno Araújo (PSDB), presidente da Federação, e Roberto Freire (Cidadania), vice-presidente. Foto: Reprodução – Redes sociais

A Federação do PSDB e do Cidadania formalizou por unanimidade, em convenção em Brasília, nesta quarta-feira (27), o apoio à senadora Simone Tebet (MDB-MS) para a Presidência da República.

PSDB e Cidadania se uniram em maio deste ano em uma federação. Neste formato, as legendas são obrigadas a se manter unidas, atuando como uma sigla só, por pelo menos quatro anos. A federação já havia anunciado apoio a Simone Tebet.

Participaram da reunião os 19 representantes dos dois partidos unidos na Federação.

A convenção PSDB-Cidadania aconteceu em formato virtual e presencial, na sede do PSDB em Brasília. Simone Tebet fez uma breve participação, de maneira virtual.

O presidente da federação, Bruno Araújo, disse ter certeza que Simone Tebet vai apresentar um projeto “inovador” e com a possibilidade de “quebrar a polarização” entre Lula e Bolsonaro.

“Nós estamos fazendo a nossa parte, de não ficar sentado assistindo ao jogo que parece jogado, quando ainda não foi consultado de forma objetiva o principal, que é o eleitor, e que só vai fazê-lo no dia da eleição”, disse Araújo.

“Muitos achavam que era muito difícil nós conseguirmos essa unidade. E nós estamos vendo é que a partir de hoje vai se começar a escrever a verdadeira história dessa eleição”, acrescentou Roberto Freire, vice-presidente da federação.

Primeira Convencão Nacional da Federação PSDB/CIDADANIA que homologou a Coligação com o MDB e com a candidatura a Presidente da Republica do Brasil de SIMONE TEBET .

— Roberto Freire (@freire_roberto)

“[Tebet] é uma das mulheres que tem me surpreendido em todo momento. Já a conhecia como grande senadora, tinha ouvido falar, mas a surpresa é cotidiana. A todo momento que temos contato, que você [Tebet] tem contato com a sociedade brasileira, você nos surpreende, dando a dimensão do que significa o ano de 2022 como a emergência da mulher, em todo o mundo”, assinalou Roberto Freire.

PSDB e Cidadania ainda não definiram quem será candidato a vice na chapa. Os principais cotados são os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Eliziane Gama (Cidadania-MA).

De acordo com Bruno Araújo, o nome do vice será definido “o mais rápido possível” e em um “ambiente de consenso”. Segundo ele, além de Eliziane e Tasso, há outras alternativas que serão “afuniladas”. Mas ressalvou que Tasso Jereissati tem prioridade.

Segundo relatos, Tasso disse no encontro, a portas fechadas, que está pronto “para o que der e vier”. Já Eliziane afirmou que a candidatura de Tebet é “viável” e ajudará a vencer a campanha de “ódio”.

Tasso emitiu nota no dia anterior destacando que Tebet é “preparadíssima” e capaz de unir o Brasil.

Antes de realizar sua convenção conjunta, os presidentes nacionais do PSDB e do Cidadania fizeram breve participação na convenção do MDB e declararam seu apoio à candidatura de Tebet.

“Três partidos que caminharam sempre [juntos], historicamente, em momentos dos mais importantes da história. Quando o PSDB governou o país, teve no MDB um dos principais aliados e alicerces nessa construção. Antes de passar na nossa convenção, chegamos aqui para dar esse abraço muito especial”, falou Bruno Araújo.

Fonte: horadopovo.com.br/convencao-da-federacao-psdb-cidadania-oficializa-apoio-a-tebet-por-unanimidade