A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspendeu uma medida cautelar que impedia o pouso de aeronaves turbojato no Aeroporto Júlio Belém, em Parintins, interior do Amazonas. Com isso, o aeroporto pode voltar a receber grandes aviões comerciais e não só os ATRs, que já estavam liberados.
A decisão da agência reguladora reconhece o cumprimento das exigências técnicas estabelecidas pelos órgãos de aviação e acontece menos de dois meses antes do Festival Folclórico de Parintins, maior evento cultural do Amazonas, para onde vão cerca de 120 mil pessoas todos os anos.
Desde dezembro de 2024, quando a restrição foi imposta, o então prefeito eleito Mateus Assayag deu início a uma força-tarefa para reverter a situação. “É uma conquista gigante para nossa cidade, para o nosso festival”, disse o prefeito.
Apesar da liberação, a ANAC condicionou a permissão de pouso ao seguimento rigoroso do cronograma de melhorias estruturais que já estão em andamento no Aeroporto Júlio Belém.
Como parte das medidas, a Prefeitura de Parintins iniciou o recapeamento de 600 metros da pista de pouso e decolagem, além da revitalização da área de segurança e investimentos em equipamentos cruciais. A sinalização horizontal na área em obras também será completamente restaurada.
O plano de melhorias abrange ainda a manutenção da cerca operacional, dos sistemas de balizamento noturno e dos serviços auxiliares visuais. Está prevista, também, a construção de uma nova guarita de segurança no acesso ao aeroporto, reforçando a infraestrutura do local.
“Nosso compromisso é manter o aeroporto funcionando com segurança o ano todo”, afirmou Mateus Assayag. Segundo o prefeito, as tratativas para a retomada dos voos comerciais de grande porte já foram iniciadas com a Azul Linhas Aéreas, visando garantir uma conectividade aérea permanente para Parintins às vésperas do Festival Folclórico, que acontece no fim de junho.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/norte/am/anac-libera-voos-de-avioes-turbojato-no-aeroporto-de-parintins-no-amazonas/