O “Cometa do Diabo” , oficialmente 12P/Pons-Brooks, segundo Astrônomos, ficará visível a olho nu do Planeta Terra, nos próximos dias, algo que não ocorria há 71 anos. O cometa, atualmente, é melhor avistado do Hemisfério Norte, mas a sua observação ficará mais fácil à medida que ele se aproximar do Sol.
O periélio, nome dado ao ponto da órbita mais próximo da estrela, deve acontecer no dia 21 de abril de 2024. Após essa data, o cometa deverá ficar mais visível do Hemisfério Sul.
Segundo a Nasa, o corpo celeste esverdeado já pode ser avistado no céu com o auxílio de equipamentos, como telescópios pequenos.
Cometa do Diabo
Aglomerado de galáxias Perseu fotografado pelo telescópio Euclides — Foto: Divulgação/ESA
O astro foi descoberto em 1812 e tem cerca de 29 quilômetros de diâmetro (o triplo do tamanho do Monte Everest). É “vulcão frio” por ejetar violentamente gelo e gás, que formam uma cauda em formato de chifres, daí o apelido de “Cometa do Diabo”.
A rocha espacial ficará mais próxima à Terra, cerca de 232 milhões de quilômetros, no início de junho. O fenômeno, porém, não representa risco aos humanos. Nesse momento, ele ainda será observável, mas binóculos serão necessários, dada a distância do objeto do Sol.
Os ‘chifres do diabo’

clipse solar fotografado da Austrália em 2002 — Foto: AFP
Os corpos celestes são formados em núcleos composto por gelo, poeira e pequenas partículas rochosas, rodeados por uma nuvem nebulosa de gases.
O cometa aquece quando está próximo do sol. A pressão aumenta até que o nitrogênio e o monóxido de carbono explodam e detritos gelados sejam expelidos através de grandes rachaduras.
O 12P/Pons-Brooks se desloca, atualmente, em direção ao Sol a cerca de 20 km por segundo, atraído pela força gravitacional do astro. O cometa deve se aproximar da Terra em meados de junho. Depois, o “cometa do diabo” será lançado gravitacionalmente de volta ao sistema solar exterior e não vai retornar até 2095.
Fonte: https://iclnoticias.com.br/apos-eclipse-solar-vem-ai-o-cometa-do-diabo/