Cardeal de Porto Alegre diz que é cedo para especular sucessor de papa

Durante o período mais crítico da enchente no Rio Grande do Sul, Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), disse que recebeu um telefone de um número diferente. Quando atendeu, teve a surpresa: era o Papa Francisco, ligando para manifestar solidariedade pela tragédia climática que acometia o Estado gaúcho.

Depois desta ocasião, Spengler contou que encontrou com o papa pessoalmente em mais de uma oportunidade, como em fevereiro deste ano, quando foi nomeado cardeal. Segundo ele, a primeira pergunta de Francisco era sempre a mesma: “como está indo o Rio Grande do Sul?”

A história foi contada por Spengler durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, na Cúria Metropolitana de Porto Alegre. À imprensa, o cardeal disse que deve viajar à Roma amanhã (22) para participar da escolha do novo papa.

Antes do conclave iniciar, ele explicou que deve participar dos atos fúnebres do pontífice e ainda passar por um período de reuniões com outros cardeais, o que pode levar dias.

Spengler disse que é cedo para especular possíveis sucessores. “conhecemos alguns em encontros esporádicos, nas mídias, na reflexão teológica, no nível de participação nos diversos âmbitos da vida eclesial. Mais do que isso, espero ali, durante o trabalho que teremos pela frente, conhecer melhor e cooperar para que se escolha não o melhor, mas alguém que seja capaz de ler os sinais dos tempos e de dar respostas a altura dos desafios do tempo presente” – disse o cardeal.

Entre as opções, Spengler enfatizou que o Colégio de Cardeais se tornou mais diverso e representativo a partir do papado de Francisco: “É de uma riqueza extraordinária”.

Antes de embarcar, Spengler vai presidir uma missa, nesta segunda-feira, às 18h, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sul/rs/cardeal-de-porto-alegre-diz-que-e-cedo-para-especular-sucessor-de-papa/