Entidades e líderes de outras religiões lamentam morte do papa Francisco

Os líderes religiosos de diversas crenças lamentaram a morte do papa Francisco. O líder da Igreja Católica morreu aos 88 anos na madrugada desta segunda-feira (21), em sua residência no Vaticano.

Entidades e membros de diversas religiões ressaltaram o legado de Francisco: a mensagem de paz, a luta pela justiça, o combate ao ódio, a renovação na Igreja Católica e a importância do diálogo inter-religioso.

Veja abaixo alguns dos líderes que se manifestaram:

Apóstolo Estevam Hernandes, líder da Igreja Renascer em Cristo

Pelas redes sociais, o apóstolo Estevam Hernandes, líder da Igreja Renascer em Cristo, lamentou profundamente o falecimento do papa Francisco.

“Independentemente de crença ou denominação, reconhecemos que o Papa Francisco foi um grande homem de Deus, cuja vida foi marcada pelo amor ao próximo, pela defesa da justiça, da paz e da dignidade humana. Oramos para que o Espírito Santo console todos os que sofrem com essa perda e que o legado de fé, humildade e serviço deixado por ele continue inspirando gerações”, diz a nota.

Babalaô Ivanir, liderança das religiões de matriz africana

O Babalaô Ivanir dos Santos destacou a luta de Francisco pelos direitos humanos e o posicionamento do papa contra a homofobia, a misoginia, a intolerância religiosa e o racismo.

Ivanir, também destacou o diálogo inter-religioso de Francisco, que recebeu o sacerdote em 2013. Na ocasião, o papa Francisco foi o primeiro líder católico a receber um líder de uma religião de matriz africana. 

Federação Israelita do Estado de São Paulo

A entidade destacou a empatia de Francisco ao ataque do Hamas a Israel no dia 7 de outubro de 2023. O papa chegou a receber os familiares dos reféns israelenses em um ato pela paz. “Jamais se calou diante do antissemitismo”, diz a nota sobre o papa Francisco.

Centro Cultural Imam Hussein

A entidade que representa a cultura islâmica no Brasil destacou a renovação do papa Francisco na Igreja Católica. O diálogo inter-religioso também foi visto como o legado de Francisco. “Estendeu um gesto de respeito e proximidade a outras tradições religiosas”, disse a publicação.

O Centro Cultural Imam Hussein relembrou o encontro histórico entre o papa Francisco e o Aiatolá Sistani no Iraque.

Pastor Henrique Vieira

O pastor e deputado federal declarou sua tristeza com a morte de Francisco. Ele lembrou da mensagem do pontífice para a luta contra a pobreza, em busca da justiça social, da ecologia e da sensibilidade humana.

“O Evangelho é simples e libertador, mesa de comunhão, perdão, simplicidade, horizontalidade, paz, justiça e amor. Sem nenhuma opressão”, concluiu o pastor.

Pastor Davi Lago, líder da Primeira Igreja Batista de São Paulo

O diálogo de Francisco com os evangélicos foi destacado pelo pastor Davi Lago em um vídeo enviado à CNN. Ele relembrou o encontro do papa com o Pastor Giovanni Trentini, na Itália. “Ali afirmou que era amigo dos evangélicos porque, primeiro, estes se tornaram seus amigos”, contou o pastor.

A proximidade de Francisco com os evangélicos começou ainda na Argentina, na arquidiocese de Buenos Aires ao receber lideranças protestantes e evangélicas. “Sempre desenvolveu uma relação muito cordial com a comunidade evangélica”, afirmou Davi.

*Sob supervisão

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil/entidades-e-lideres-de-outras-religioes-lamentam-morte-do-papa-francisco/