Uma mulher de 28 anos e seu filho de apenas um ano foram resgatados por policiais civis nesta quarta-feira (9) após passarem uma semana em cárcere privado em uma casa na comunidade do Rio das Pedras, na zona oeste do Rio. O autor do crime, ex-companheiro da vítima e pai da criança, foi preso em flagrante.
A ação foi realizada por agentes da 20ª DP (Vila Isabel) e da 32ª DP (Taquara), que iniciaram as diligências após receberem uma denúncia de privação de liberdade. Segundo as investigações, durante o período de cárcere, o agressor dopava a mulher e o bebê com medicamentos, e ainda os submetia a ameaças de morte e agressões físicas.
Segundo a delegada titular da Delegacia de Vila Isabel, Camila Lourenço, a prisão foi possível graças à rápida atuação da equipe após o alerta de familiares.
“A prisão ocorreu após a tia da vítima noticiar que a sobrinha se encontrava em poder de Anderson, sendo dopada e alimentada uma vez ao dia. A mulher, aproveitando um momento de distração do Anderson, conseguiu mandar mensagem para os familiares pedindo socorro. Nós conseguimos identificar a localização precisa do cativeiro e a equipe da 20ª DP ingressou na comunidade”, explicou a delegada.
O local onde mãe e filho estavam era extremamente precário, com condições insalubres e sem estrutura mínima para a criança.
“Se encontravam em um quarto insalubre, com iluminação precária. A vítima estava desorientada, em estado de letargia. Ela foi encaminhada para exame pericial que constatou essa alteração da capacidade psicomotora”, completou a delegada..
O relacionamento entre os dois, segundo relatos da vítima à polícia, foi marcado por violência desde o início. Eles viveram juntos por dois anos em um condomínio de Duque de Caxias, dominado pelo tráfico de drogas, onde o homem trabalhava cobrando dívidas para a facção local. Após desviar R$ 2 mil da organização, ele fugiu, e a mulher foi expulsa da comunidade dias depois, o que marcou o fim do relacionamento.
Sem alternativas e sem ter onde ficar, a vítima aceitou se encontrar com o ex-companheiro em um motel na Baixada Fluminense. No entanto, logo percebeu que ele usava o filho como meio de controle para impedi-la de fugir. Posteriormente, a mulher e o bebê foram levados à força para uma casa em Rio das Pedras, onde permaneceram sob vigilância constante e em condições degradantes.
O homem foi autuado em flagrante por cárcere privado, ameaça e violência psicológica, e está à disposição da Justiça. A mãe e o filho passam bem e estão recebendo acompanhamento especializado.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/rj/homem-mantem-mulher-e-filho-em-cativeiro-durante-uma-semana-no-rj/